Você já deve ter visto os personagens dos filmes "A Origem" e "Matrix" interagindo com outras pessoas durante um sonho. Coisa de cinema, certo? Pois bem, isso parece ter virado realidade, já que pela primeira vez na história, cientistas conseguiram abrir uma linha de comunicação bidirecional em tempo real durante um sonho lúcido enquanto as pessoas estavam adormecidas, isto é, em estado autoconsciente.

A pesquisa foi realizada pela Northwestern University que contou com o apoio de diversas outras instituições da Europa, em que os pesquisadores puderam basicamente "conversar" com as pessoas que estavam dormindo e sonhando. O que acontece aqui é uma excentricidade psicológica que já foi testada por diversas vezes nos campos de pesquisa.

A resposta dos voluntários adormecidos é feita por meio de movimentos oculares, o que pode ser utilizado para responder perguntas e até resolver problemas matemáticos apenas utilizando movimentos oculares específicos em tempo real, isto é, olhando para a esquerda ou direita.

O resultado da pesquisa é bem satisfatório, apresentando precisão de resposta em 18% das vezes, sendo que outros 20% conseguiram responder, mas de forma incorreta, o que prova que eles estavam inconscientes e tentando abrir alguma forma de comunicação ativa.

Após o teste, os voluntários relataram ter ouvido as vozes dos pesquisadores como uma espécie de narrador, e que era possível identificar que isso estava vindo de fora do sonho.

Leia também:


Importância para a ciência

O principal objetivo deste estudo é desvendar os mistérios causados pelo sono. Karen Konkoly, autora principal da pesquisa, diz que o resultado é surpreendente, dado pelo motivo de que as respostas são em tempo real, quase que instantâneas.

"É um tipo de experimento imediatamente gratificante de se fazer. Você não precisa esperar para analisar seus dados ou algo parecido. Você pode ver isso aí enquanto eles ainda estão dormindo."

Entender como o sono funciona e identificar o nível de percepção durante um sonho, é algo que já tem sido muito pesquisado pela ciência. Com esse resultados, basicamente é possível abrir novas fronteiras para a tecnologia,como por exemplo a comercialização de sonhos. Já imaginou?