O redirecionamento automático em um site para uma página qualquer é um dos pontos mais inconvenientes que ocorrem durante a navegação. Para completar, quando o usuário clica em um link que foi aberto em uma nova aba, na guia original, e surge um novo conteúdo não-solicitado. Conforme o Google, esses comportamentos considerados abusivos não serão mais aceitos a partir das próximas edições do navegador Chrome.

A compilação 64, uma versão instável direcionada para desenvolvedores e early adopters, já bloqueia automaticamente os direcionamentos automáticos, sejam vindos de anúncios maliciosos ou mesmo de scripts instalados por conta própria pelo próprio desenvolvedor da página com o intuito de forçar a navegação para outro lugar. O navegador, além de impedir o ato, irá mostrar uma mensagem de alerta ao internauta mostrando a tentativa.

Próximas versões do Chrome contarão com bloqueio automático de anúncios abusivos.
Próximas versões do Chrome contarão com bloqueio automático de anúncios abusivos.

Na build Chrome 65, o browser irá passar a impedir que, ao clicar em um novo link ou mesmo abrir uma janela popup, a guia antiga seja redirecionada para outro website que não tenha sido solicitado, o que costuma ser bastante comum em pequenas redes de publicidade. O software, novamente, irá alertar o internauta sobre a prática maliciosa e com o usuário terá a decisão de abri ou não o conteúdo.

Ainda não temos uma previsão de quando as novidades irão ser disponibilizadas de fato à versão estável do Chrome, porém, o Google planeja implementar os sistemas até, no máximo, janeiro de 2018.