O Banco Central (BC) possui um recurso que permite aos cidadãos consultarem suas informações bancárias, como endividamentos, bancos nos quais é cliente, cartões de crédito contratados, empréstimos e muito mais, dessa forma proporcionando uma maior segurança contra fraudes utilizando seu CPF.

O Registrato é gratuito e pode ser acessada a partir da própria página do Bacen, bastando ter um cadastro ativo na plataforma. O recurso está disponível tanto para pessoa física quanto jurídica. Apesar de ser um serviço útil para garantir maior proteção dos dados, infelizmente o BC não permite que os usuários das contas digitais - como a Nubank - possam utilizar o serviço, nesse caso é preciso adquirir um certificado digital para que o acesso seja desbloqueado.

Crie sua conta

Para que você possa criar sua conta e acessar seus relatórios no Bacen é preciso ter uma conta corrente em um dos seguintes bancos: Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Sicredi, Santander ou Banco do Brasil. Essa é a forma mais simples de efetuar o cadastro, que será confirmado através de um PIN de quatro dígitos informado diretamente no aplicativo do seu banco.

1. Acesse à página do Registrado no Banco Central e na área de primeiro acesso selecione a opção desejada: pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ).

2. Em seguida selecione como irá receber o código de autenticação: celular, internet ou banking, certificado digital (e-CPF A3). Pelo celularr utilizando o aplicativo do banco é a forma mais simples.

Página do Registrato. Foto: Printscreen.
Página do Registrato. Foto: Printscreen.

Leia também:

3. Abra o aplicativo do seu banco e procure pela opção 'Registrato', em seguida aguarde até que o código de quatro dígitos seja gerado. Memorize o PIN de verificação e cole na página do Bacen.

*Você terá apenas 5 tentativas em 24 horas, por isso é importante ter atenção nesta etapa! Na imagem abaixo utilizamos o aplicativo do Itaú, porém a funcionalidade está disponível para os demais bancos (listados acima).

Anote o PIN gerado e informe no cadastro do BC. Foto: Printscreen.
Anote o PIN gerado e informe no cadastro do BC. Foto: Printscreen.

3. Em 'instituição financeira' selecione o banco em que você gerou o PIN, neste exemplo o Itaú. Preencha todas às informações corretamente e em seguida pressione sobre o botão 'CONCLUIR CREDENCIAMENTO';

Informe os dados. Foto: Printscreen.
Informe os dados. Foto: Printscreen.

Acesse o Registrato

1. Estando tudo correto você já poderá logar na página do Registrato. Ao abrir você verá todas às opções disponíveis, sendo permitido consultar suas chaves PIX, endividamentos ou relacionamentos bancários, como instituições em que você possui conta, por exemplo.

Serviços do Registrato. Foto: Printscreen.
Serviços do Registrato. Foto: Printscreen.

2. Para gerar o seu relatório toque sobre o botão 'CONSULTAR' e em seguida aceite os termos de uso do serviço. Também é possível consultar às informações solicitadas anteriormente.

Aceite os termos. Foto: Printscreen.
Aceite os termos. Foto: Printscreen.

3. Pronto, agora você verá em quais bancos possui uma conta aberta.

Relatório gerado. Foto: Printscreen.
Relatório gerado. Foto: Printscreen.

O que achou deste artigo? Sua opinição é importante para nós, comente!