O Chrome OS é um sistema operacional desenvolvido pela Google e que traz uma interface simples, leve e visa atender aos usuários que buscam um sistema operacional intuitivo e que seja capaz de atender às necessidades básicas, como navegar na Internet, editar arquivos e consumir mídias de entretenimento, por exemplo. O software foi lançado em 2010 e de lá para cá conquistou os usuários, que migraram as outras versões do Windows para o sistema nativo da Google.

Novos vazamentos indicam que a Microsoft está trabalhando na versão final do Windows 10X, sistema que será revelado com o intuito de se tornar um concorrente direto aos 'Chormebooks', laptops que possuem o Chrome OS.

Windows 10X

Segundo informações, o Windows 10X virá de forma nativa em alguns modelos de notebooks, sendo principalmente às versões de entrada e com tela única. Inicialmente o sistema estava sendo projetado pra integrar o Surface Neo, uma espécie de tablet com dois displays de 9 polegadas.

Interface do Windows 10X. Foto: Reprodução/The Verge.
Interface do Windows 10X. Foto: Reprodução/The Verge.

Toda a interface foi reformulada e está mais clean, dessa forma apresentando exatament o que o usuário precisa e sem muitas configurações. Na barra inferior é possível observar que há apenas o ícone do Windows 10, configurações, Microsoft Edge e um atalho para troca de tarefas.

Leia também:

Lançamento

Por ora ainda não sabemos quando a empresa irá anunciar oficialmente a chegada do Windows 10X, mas rumores apontam para o segundo semestre deste ano. Assim como o Chrome OS, o "Windows lite" chegará em notebooks lançados neste ano, porém ainda não há detalhes de quais fabricantes irão utilizar o novo sistema.

Fonte: The Verge.

O que achou desta matéria? Sua opinião é importante para nós, comente!