Senta que lá vem história! Os futuros smartphones da Samsung também não virão com carregadores, os recém lançados Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra já chegam sem carregador na caixa, assim como a Apple e também a Xiaomi, a Samsung revelou recentemente que isso irá ocorrer em outros modelos.

Mas está deixando algum espaço de manobra. Em uma sessão de perguntas e respostas sobre por que não inclui mais fones de ouvido e um carregador na caixa, a Samsung acredita que remover gradualmente os acessórios de seus smartphones pode ajudar a torná-los mais sustentáveis.

Essa resposta implica que, embora as próximas gerações de seus smartphones possam não vir com os acessórios incluídos, alguns podem. A Samsung tem outras linhas, além dos topos de linha, no mercado de smartphones, como seus dobráveis e também suas opções mais econômicas, mas deixou espaço para continuar incluindo um carregador em alguns destes modelos por mais algum tempo.

Talvez a Samsung queira manter o carregador em smartphones mais baratos para que as pessoas que não são entusiastas de tecnologia tenham uma probabilidade maior de comprá-los, ou talvez não queira incomodar as pessoas que compram seus smartphones de US$2.000. Ele poderia fazer os dois, ou nenhum, e ainda contaria como "gradualmente".

Adeus carregadores

A empresa não parece, no entanto, estar seguindo o caminho da Apple em remover os carregadores de toda sua linha de smartphones. Para os Galaxy Note 20 Ultra e do Galaxy Note 10 ainda mostram em itens da caixa o carregador.

A Samsung decidiu dar ênfase ao "gradualmente" deixando uma margem para trabalhar a remoção dos carregadores das caixas de seus smartphones. Vamos ver no decorrer de 2021 que outros smartphones chegarão e que itens virão na caixa. Veja abaixo a resposta completa:

Descobrimos que cada vez mais usuários do Galaxy estão reutilizando acessórios que já possuem e fazendo escolhas sustentáveis ​​em suas vidas diárias para promover melhores hábitos de reciclagem. Para apoiar nossa comunidade Galaxy nesta jornada, estamos fazendo a transição para a remoção do plugue do carregador e dos fones de ouvido em nossa mais recente linha de smartphones Galaxy.

Acreditamos que a remoção gradual dos plugues do carregador e dos fones de ouvido da embalagem do dispositivo pode ajudar a resolver problemas de consumo sustentável e remover qualquer pressão que os consumidores possam sentir para receber continuamente acessórios desnecessários do carregador com novos telefones.

Também implementamos portas de carregamento do tipo USB-C padronizadas desde 2017, para que carregadores mais antigos ainda possam ser compatíveis com nossos modelos Galaxy mais recentes.