O Apple Musical Classical finalmente foi anunciado oficialmente. Após a compra do Primephonic pela Apple, seus usuários ficaram "órfãos", pois não há atualmente um serviço de streaming de música que entregava o que a plataforma focada em música clássica oferecia. Lá havia recursos de pesquisa voltados exclusivamente para o gênero, contendo metadados codificados manualmente, além de pagar os artistas com base no tempo transmitido ao invés do número de vezes que uma faixa é reproduzida.

Conforme o Oficina da Net relatou, esperava-se que que no final de 2022 o Apple Music Classical fosse lançado, pois o Primephonic foi comprado no final de 2021 e já havia indícios de que o novo serviço de streaming estava sendo preparado para o lançamento. Um forte motivo para se acreditar que a estreia da plataforma de música clássica era iminente foi o nome "Apple Classical" encontrado no código da versão beta do Apple Music para Android e posteriormente na versão beta do iOS 15.5.

Apple Music Classical finalmente está sendo lançado

Aplicativo de música classical substituto do Primephonic, Apple Music Classical, finalmente está sendo lançado. Fonte: unsplash (foto por Alexander Shatov)
Aplicativo de música classical substituto do Primephonic, Apple Music Classical, finalmente está sendo lançado. Fonte: unsplash (foto por Alexander Shatov)

Em comunicado à imprensa, a Apple anunciou seu novo serviço de streaming voltado para música clássica dizendo:

O Apple Music Classical torna rápido e fácil encontrar qualquer gravação no maior catálogo de música clássica do mundo com pesquisa totalmente otimizada, e os ouvintes podem desfrutar da mais alta qualidade de áudio disponível e experimentar muitos clássicos favoritos de uma maneira totalmente nova com áudio espacial imersivo.

Qualidade de transmissão será lossless, assim como no Apple Music

A Apple diz que o Classical também suportará a transmissão sem perdas (lossless) dos arquivos de música. De acordo com a empresa, as faixas serão reproduzidas com uma resolução de até 192 kHz/24 bits. Além disso, assim como era no Primephonic, o Apple Music Classical contará com metadados completos e precisos, algo essencial para o gênero musical. O usuário poderá pesquisar "por compositor, obra, maestro ou mesmo número de catálogo e encontrar gravações específicas imediatamente."

Interface do aplicativo Apple Music Classical para iOS. Fonte: App Store (iOS)
Interface do aplicativo Apple Music Classical para iOS. Fonte: App Store (iOS)

Lançamento e disponibilidade

Inicialmente o Apple Music Classical será lançado exclusivamente para iOS, porém foi dito que haverá uma versão para Android "em breve". Como o Apple Music já é multiplataforma, estando presente em dispositivos Android, smart TVs, consoles e em breve em PCs Windows, já era esperado que o Classical trilhasse o mesmo caminho.

A Apple confirmou para o The Verge que não haverá uma versão nativa do Apple Music Classical para iPad. Além disso, foi dito que não será possível ter o recurso de reprodução offline no lançamento do aplicativo. O acesso ao Apple Music Classical estará incluído na assinatura padrão do Apple Music.

O Apple Music Classical será lançado no dia 28 de março de 2023 e já está listado na App Store do iOS.