Por anos o CarPlay e o Android Auto não contavam com o suporte a diversos serviços de streaming, fazendo com que a grande maioria das pessoas utilizassem o Spotify. Entretanto, hoje temos mais opções que possuem integração com os aplicativos do Google e da Apple para veículos.

Serviços de streaming de música que suportam CarPlay e Android Auto

Serviços de streaming de música compatíveis com o Android Auto e o CarPlay. Fonte: unsplash (Foto por Dimitri Karastelev)
Serviços de streaming de música compatíveis com o Android Auto e o CarPlay. Fonte: unsplash (Foto por Dimitri Karastelev)

Confira abaixo nossa tabela sobre quais serviços de streaming de música suportam CarPlay e Android auto em 2023.

Android Auto Apple Music
Amazon Music Sim Sim
Apple Music Sim Sim
Deezer Sim Sim
Qobuz Sim Sim
Spotify Sim Sim
Tidal Sim Sim
YouTube Music Sim Sim

Como conectar o celular ao Android Auto e o CarPlay do carro?

Na maioria das vezes, é necessário conectar o celular Android ou iOS (iPhone) via cabo USB para realizar a conexão do Android Auto ou do CarPlay do carro. Porém, há alguns casos em que é possível conectar sem utilizar cabos, através do Bluetooth. É importante mencionar que no caso de se conectar utilizando um cabo, o smartphone deverá ficar conectado o tempo todo para possibilitar a utilização do CarPlay ou do Android Auto no carro.

Diferenças entre o CarPlay e o Android Auto

Os aplicativos utilizados pelo Android Auto e o CarPlay são quase os mesmos, com um ou outro app exclusivo. Para utilizá-los, o firmware do sistema operacional da central multimidia do carro deverá estar atualizado e o Android Auto do modelo do seu celular deverá ser compatível, algo que nem sempre acontece no caso do Android.

Para aqueles que se perguntam se é possível utilizar o CarPlay com um celular Android, saibam que não há maneira de fazer isso. Somente através de dispositivos Apple, como o iPhone ou o iPad, é possível realizar a conexão com a aplicação criada pela Apple para o infoentretenimento em veículos.

Para utilizar os recursos do Android Auto, é necessário que o smartphone tenha pelo menos o Android 5.0 ou superior. Além disso, é possível dar comandos através do Google Assistente e da Siri, desde que o sistema multimidia do carro possua um microfone para captar o áudio.

É importante ter em mente que a interface de usuário exibida nas centrais multimidia dos carros, seja com CarPlay ou Android Auto, é bem simples. Há somente o necessário para se navegar e acessar as principais funcionalidades de cada aplicativo. O usuário não terá uma experiência próxima da que se tem em smartphones por uma boa margem de diferença. Ou seja, esqueça que você terá as mesmas funcionalidades presentes no app do seu celular ao acessar o mesmo na tela sensível ao toque do seu carro.

Um pouco sobre o CarPlay e o Android Auto

Desenvolvido pela Apple, o CarPlay foi lançado em março de 2014 e, segundo a empresa, o aplicativo está presente nas principais fabricantes de veículos do mercado. Já o Android Auto foi lançado um ano depois, em 2015, e é utilizado por 28 fabricantes de automóveis em 26 países no mundo, tendo a Nvidia como fornecedora de hardware, graças a Open Automotive Alliance, uma aliança entre fabricantes de carros e empresas de tecnologia que tem como objetivo aumentar o uso do Android em veículos.