Após a apresentação global em julho, a Asus finalmente anunciou o Zenfone 9 no Brasil. O novo smartphone da fabricante taiwanesa entrega especificações de alto nível, incluindo o melhor processador da Qualcomm no momento, resistência à água e câmeras traseiras duplas de 50 megapixels. O aparelho estará disponível a partir de novembro por preços que partem de R$ 3999.

O que o Zenfone 9 oferece?

Zenfone 9 (Imagem: Nicolas Mullher/Oficina da Net)
Zenfone 9 (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O flagship mais recente da Asus deve atrair aqueles consumidores que buscam um dispositivo compacto. A tela Super AMOLED mede de 5,9 polegadas com resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+, 1.100 nits de brilho máximo e vidro com proteção Gorilla Glass Victus.

Por dentro, a fabricante inseriu um processador Snapdragon 8+ Gen 1 de 4 nanômetros, aliado a 6 GB, 8 GB ou 16 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Considerando que esse é o chipset mais potente da Qualcomm no momento, você pode esperar um alto desempenho em qualquer tarefa.

Ao contrário de outros modelos, o Zenfone 9 chega ao mercado com apenas duas câmeras na traseira: a principal de 50 megapixels com estabilização óptica de imagem, e a secundária grande-angular de 12 megapixels com campo de visão de 113 graus. O sensor frontal, posicionado no pequeno "furo" na tela, entrega 12 megapixels.

A bateria do aparelho soma 4.300 mAh com suporte a carregamento rápido de 30 watts. O novo topo de linha da Asus também oferece compatibilidade com redes 5G, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, NFC, porta USB-C, resistência à água, alto-falantes estéreo e leitor de digitais na lateral.

Ficha técnica do Zenfone 9:

ASUS Zenfone 9 - Veja aqui a ficha técnica completa

Preço e disponibilidade

Disponibilidade do Zenfone 9 (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)
Disponibilidade do Zenfone 9 (Imagem: Nicolas Muller/Oficina da Net)

O Zenfone 9 estará disponível a partir de novembro. A versão com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento poderá ser adquirida por R$ 3.999. Ainda não há informações sobre os outros modelos.

Primeiras impressões

Ao utilizar o dispositivo, podemos notar que as interfaces e trocas de aplicativos são muito rápidas, com as ações sendo executadas imediatamente, mostrando que o esforço feito pela Asus para tornar o smartphone rápido realmente funcionaram.

Analisamos o celular em jogos e, como você pode ver no teste abaixo, ele se saiu muito bem. Não era para menos, já que o processador Snapdragon 8+ Gen 1 com 16 GB de RAM tornam o Zenfone 9 um dos modelos mais potentes do mercado.

O uso de um smartphone compacto é prazeroso, sendo bastante fácil de manuseá-lo com apenas uma mão. A tela de 5,9 polegadas apresenta uma ótima resolução e cores, deixando claro que a Asus também não poupou nesse aspecto.

No entanto, o que mais chamou a nossa atenção foi a estabilização das câmeras. Após gravarmos alguns vídeos em resolução 4K, conseguimos constatar que, tanto o sensor principal quanto o grande-angular, entregam uma estabilização incrível, dando a impressão que estamos lidando com um gimbal.