Usablidade: Cantos arredondados são melhores aos olhos!

Os designers utilizam contos arredondados não como mais uma tendência de design mas sim como um padrão industrial. Eles não são encontrados apenas em projetos de interface amigável na produção de softwares

Por | @gregoryylaborde Softwares

Os designers utilizam contos arredondados não como mais uma tendência de design mas sim como um padrão industrial. Eles não são encontrados apenas em projetos de interface amigável na produção de softwares, mas em produtos e projetos de hardware também ( temos como exemplo disso o iPhone). Então o que torna os cantos arredondados tão populares? Na verdade eles parecem mais atraente aos olhos, porém existe muito mais que isso.


Cantos arredondados são mais fáceis de processar


Qualquer um pode apreciar a beleza estética dos cantos arredondados, mas nem todo mundo pode explicar de onde exatamente que a beleza vem. A resposta para isso é, está literalmente, em seu olho. Alguns especialistas afirmam que retângulos que possuem cantos arredondados são bem mais fáceis dos olhos processarem que um retângulo com as bordas afiadas, pois pedem menos esforço cognitivo e processamento visual.

A imagem circular é processada mais rapidamente. Bordas não arredondadas solicitam mais das “ferramentas de imagem neural” do cérebro. Assim retângulos com cantos arredondados são mais fáceis de processar pois eles chegam mais perto da imagem de um circulo do que um retângulo regular. Em pesquisa cientifica realizada pelo Instituto Neurológico Barrow, descobriu-se que: “ A percepção de um canto varia linearmente com o ângulo do canto. Ângulos agudos geram uma saliência mais forte e ilusória de ângulos rasos”. Em outras palavras, quanto mais nítido o canto, mais brilhante ele parece. E canto que parece mais brilhante, levará mais tempo para ser processado visualmente.
Usablidade: Cantos arredondados são melhores aos olhos!



Nós somos condicionados para cantos arredondados


Uma outra explicação para os nossos olhos preferirem cantos arredondados é que este tipo de forma faz-se mais orgânica. Em nosso mundo físico estamos cercados de cantos arredondados por toda parte. Quando crianças logo descobrimos que cantos afiados e pontiagudos podem nos machucar, e cantos arredondados são bem mais seguros. É por isso que quando uma criança brinca com uma bola os pais ficam despreocupados, pois sabem que não oferece risco, mas caso a criança esteja brincando com um garfo, os pais levariam o garfo para longe da criança para que ela não se machuque. Isso provoca o que a neurociência denomina de “resposta de esquiva”, desta forma tendemos sempre a evitar bordas afiadas pois por natureza representam uma ameaça.
Usablidade: Cantos arredondados são melhores aos olhos!



Cantos arredondados tornam a informação mais fácil de processar


Cantos arredondados são mais eficazes para os mapas e diagramas porque eles permitem que os nossos olhos sigam facilmente as linhas , pois se adequa melhor ao movimento natural da cabeça e dos olhos, respectivamente. Cantos afiados jogam seus olhos para fora do trajeto da linha, você acaba tendo uma experiência abrupta de pausa quando a linha muda de direção. Mas, com cantos arredondados, a linha leva os olhos ao redor de cada canto para continuar o caminho sem problemas.
Usablidade: Cantos arredondados são melhores aos olhos!


Os cantos arredondados também servem para fazer embalagens de conteúdo, isto porque os cantos arredondados estão apontados para a parte interna em direção ao centro do retângulo. Desta forma é fácil ver a que lado pertence o retângulo quando estão próximos uns dos outros. Os cantos afiados apontam para o lado de fora tirando o foco sobre o conteúdo que encontra-se dentro do retângulo. Eles também deixam mais difícil saber qual dos dois lados pertencem a quais retângulos quando dois retângulos estão próximos uns dos outros. . Isso ocorre porque cada lado retângulo é exatamente uma linha reta. No entanto, os lados de um retângulo arredondado são únicos porque as linhas são curvadas.
Usablidade: Cantos arredondados são melhores aos olhos!



Conclusão


Cantos arredondados não são apenas mais fáceis para os nossos olhos processarem, mas também tornam a informação mais fácil de ser processada. Não existem duvidas de que os cantos arredondados são bem mais atraentes. Esses motivos extras tornam este estilo ainda mais atraente para uso, agora quando você dirigir-se a um cliente para falar sobre cantos arredondados terá algo mais a dizer do que apenas a boa aparência do produto.

Com informações: UX Movement

Mais sobre: usabilidade funcionalidade modelo
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo