E-commerce: Por onde começar?

Neste artigo mostro minha dificuldade para começar um negócio na web e trago soluções e dicas para que você possa contornar os obstáculos desse empreendimento com facilidade.

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E-commerce: Por onde começar?

A primeira coisa que todo mundo pensa quando se fala em e-commerce ?: posso ter um loja na internet e n?o gastar quase nada. Toda empresa f?sica quer entrar na internet e ganhar dinheiro, s? que pensar que n?o d? trabalho ou que pode ser feito s? em horas vagas ? o primeiro pecado no mundo digital.

A cerca de 1 ano quando conheci o Magento, que recentemente foi comprada pelo eBay, e fiquei encantado por ser uma plataforma Open Source e vi a possibilidade da minha loja f?sica vender no mundo virtual. Paguei por um dom?nio e por j? ter certo conhecimento comecei a desenvolver minha loja eletr?nica. Cerca de 3 meses depois do in?cio e de ter investido muito tempo e dinheiro em cursos e livros, meu e-commerce tinha sa?do do papel. Comecei a divulgar para conhecidos e sempre que eu mostrava o site para algu?m a primeira coisa que me diziam era ?ficou ?timo, super profissional!?, mas n?o sabiam que ele n?o vendia nada.

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Depois de um m?s com minha loja virtual em funcionamento e dormindo cerca de 4 horas por dia, porque tinha que me dividir entre a loja f?sica e a otimiza??o do e-commerce, decidi investir no Google Adwords. Estudei um pouco a respeito e investi 120 reais que viraram 200 devido ao b?nus que ganhei. Fiquei muito satisfeito com o resultado, estava tendo muitas visitas e dentro de dois dias j? tinha feito minha primeira venda at? que 5 dias depois, o cr?dito, para minha surpresa, acabou. Descobri da pior maneira o que realmente significava um e-commerce e quanto custava caro ? falta de planejamento e vou passar aqui para voc?.

Antes de come?ar sua loja virtual, tire da cabe?a coisas do tipo: ? gr?tis, vai funcionar toda eletronicamente, posso conseguir a fotos e descri?es na internet, n?o vou pagar tributos, etc. S?o estes mitos que v?o atrapalhar voc? e at? levar sua loja ao fracasso. Sua loja online, assim como uma loja comum, ? uma empresa e precisa ser registrada, ter nota fiscal, contador e outras obriga?es que qualquer loja tem, este primeiro passo ? que l? na frente vai gerar confian?a diante do cliente e ser um dos pilares para o sucesso: a transpar?ncia.

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O cliente tem que se sentir a vontade em sua loja e para que isso aconte?a, ela tem que ser sozinha uma boa vitrine e um excelente vendedor, tem que despertar o desejo no cliente e suprir a falta que ele vai ter por n?o poder tocar o produto, e para que tudo isso d? certo, sua loja precisa ter um ?timo auto-atendimento, que se dar? com humanos administrando qualidade das fotos, cadastro de produtos, descri?es, atendimento via chat, dentre outros. Seu e-commerce ter? sim funcion?rios e muito trabalho, logicamente o servi?o deles ser? diferente de uma loja f?sica, mas n?o menos trabalhoso. Foi exatamente nesse ponto em que eu errei, achando que poderia me virar sozinho.

Para fazer tudo o que meu e-commerce exige de mim, eu teria que trabalhar s? pra ele e umas 30 horas por dia, o que seria imposs?vel. Providenciei um escrit?rio e pretendo inaugur?-lo dentro de 40 dias com 3 funcion?rios, o que desvenda o mito de que uma loja virtual de sucesso n?o tem custos. Realmente o investimento ? menor, mas ele existe e tem que ser pensado e colocado na ponta do l?pis (ou na ponta do mouse).

Al?m da clareza com seu cliente, os outros dois pilares para o sucesso da sua e-loja s?o os produtos de qualidade e o cumprimento de prazos, sendo este ?ltimo um dos mais importantes. N?o ? porque o cliente est? comprando pela internet que ele quer esperar uma eternidade para receber a mercadoria e de prefer?ncia, ele n?o quer pagar por essa entrega, para isso temos cada dia temos mais solu?es de log?stica, cabe a n?s negociar e tentar se diferenciar da concorr?ncia na entrega e no pre?o do frete.

Eu comecei minha loja virtual e fui buscar conhecimento com ela j? em andamento. N?o fa?a isso, assim voc? certamente vai minimizar as chances de insucesso e evitar despesas desnecess?rias ou em momentos errados. E no seu web site crie p?ginas com as pol?ticas de troca, informa?es sobre a empresa, informa?es sobre entrega, formas de pagamento e outras que possam ser necess?rias para sua empresa e para seu cliente, e invista em certificados para que ele se sinta seguro em fazer neg?cio com voc?. Bons neg?cios!

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Mychel Mendes
Mychel Mendes Há cerca de 1 ano estudando o mundo SEO, Webmarketing e Magento, fui premiado em poder fazer parte da Oficina da Net e com a participação do leitor, quero fazer do site uma base de conhecimento agradável ao leitor!
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