Por que ter uma loja virtual?

Por que ter uma loja virtual? A resposta saía da minha boca meio pronta, enlatada mesmo, mas tenho notado que estou falando com mais paixão sobre isso e a pergunta acaba se tornando uma outra palestra... um outro curso.

Por que ter uma loja virtual?

Sempre em minhas palestras e cursos ouço algumas perguntas que são clássicos do e-commerce no Brasil, uma dela é:

Mas, porque ter uma loja virtual?


A resposta saía da minha boca meio pronta, enlatada mesmo, mas tenho notado que estou falando com mais paixão sobre isso e a pergunta acaba se tornando uma outra palestra... um outro curso.
Eu posso mencionar vários fatores para que você tenha sua própria loja virtual:
  • O e-commerce no Brasil faturou nos primeiros 6 meses de 2010 surpreendentes R$ 6,7 bilhões!! crescendo 40% em relação ao mesmo período de 2009. Nenhuma área no Brasil cresceu tanto.
  • Curiosamente o que mais se vende em lojas virtuais no Brasil são LIVROS!!!
  • 2010 será um ano fenomenal para os negócios on-line, qualquer previsão não chegará perto das vendas reais. Em janeiro estarei aqui anunciando faturamento recorde no e-commerce Nacional.
  • Estamos calculando que vamos fechar 2010 com R$ 14,3 bilhões em faturamento.
  • Seremos 23 milhões de consumidores on-line em dezembro de 2010.

Motivos inúmeros para se aventurar em uma estratégia de negócio digital não acha? Hoje os consumidores online estão dividos entre 50% homens e 50% mulheres ? isso mesmo números redondos, o que dá uma enorme variedade de produtos e serviços para serem vendidos online.
Convencido?
Ainda não?
Existem áreas no e-commerce nacional ainda pouco exploradas onde existe um mercado imenso para crescimento rápido e substancial. A segmentação nas lojas virtuais estão acontecendo lentamente, ou seja negócios digitais segmentados para públicos específicos tem 89% de possibilidades de dar certo!
Faltam comércios virtuais dedicados por exemplo ao publico GLBT! Um mercado brilhante e muito mal explorado no Brasil.
Torceu o nariz? Cabeça de negocio e veja as possibilidades:
  • 18 milhões de brasileiros são gays, 10% da população;
  • Gastam 30% a mais em bens de consumo que os héteros;
  • 40% estão em SP, 14% no RJ, 8% em MG e 8% no RS;
  • 36% são da classe A, 47% da classe B e 16% da classe C;
  • 57% têm nível superior, enquanto apenas 14% da população adulta de SP têm essa escolaridade;
  • 69% já assumiram sua preferência sexual;
  • 52% assumem para amigos, 14% para o chefe do trabalho e 9% para a família;
  • 3,5 milhões de pessoas foram à Parada Gay 2009 em SP, que é a maior do mundo.

Todo esse público simplesmente não tem lojas virtuais dedicadas a eles. E esse é só um exemplo, tenho dezenas de outros. Os grandes Players de varejo estão especializando suas lojas virtuais, e já existem casos em que o canal on-line tem faturamento maior do que as lojas físicas. Grandes varejos estão realizando grandes fusões para ter uma força estupenda online! Por exemplo Casas Bahia e Pão de Açucar.

Convenceu-se? Ainda não?
O mercado do e-commerce no Brasil terá um empurrão interessante em 2010: a Classe C. O ingresso da classe C no comércio eletrônico está sendo favorecida pela redução dos preços de computadores, conexão à internet e facilidade na aquisição de cartões de crédito. Essa nova legião de compradores digitais promete engrossar o volume de vendas no final desse ano.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a chamada classe C é caracterizada por pessoas com renda familiar entre R$ 1.115 e R$ 4.807 por mês e a Classe C Aumentará o volume de vendas pela internet em mais de 30% em 2010.

Outro dado para a pergunta: Porque ter uma loja virtual?


As Lojas Virtuais tem algumas vantagens básicas sobre o varejo físico.
  • Baixo custo para funcionamento (é possível começar com pouco) , a lojas físicas o custo de funcionamento é alto ( aluguel, IPTU, fiscais, etc...)
  • A Loja Virtual fica aberta 8.760 horas por ano! As lojas físicas de 1.920 até 4.032 horas por ano. Então é só usar a boa e velha matemática: Mais horas aberto mais vendas!
  • A Loja virtual tem uma abrangência nacional ou até internacional. A loja física conseguiria ter uma abrangência apenas regional.
  • O Ticket Médio em uma loja virtual é R$ 335,00 ( fonte e-bit ) enquanto em um loja física é R$ 50,00.

Tudo que o homem pode conceber pode ser vendido pela internet. Roupas, bebidas, livros, artesanato, comida, remédios, conteúdo, conhecimento... nenhum outro tipo de negócio tem tantas possibilidades. Esse é o meu mundo. Eu espero por essa revolução desde 2001!
Em 06 de janeiro de 2011, serão anunciados os números do comércio virtual do Natal e,os varejistas pequenos, médios, grandes ou imensos que resolveram deixar os investimentos em um comércio virtual para 2011 , vão ter apenas uma pergunta a se fazer: Porque eu não investi nisso antes?

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