Por que ter uma loja virtual?

Por que ter uma loja virtual? A resposta saía da minha boca meio pronta, enlatada mesmo, mas tenho notado que estou falando com mais paixão sobre isso e a pergunta acaba se tornando uma outra palestra... um outro curso.

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Sempre em minhas palestras e cursos ou?o algumas perguntas que s?o cl?ssicos do e-commerce no Brasil, uma dela ?:

Mas, porque ter uma loja virtual?


A resposta sa?a da minha boca meio pronta, enlatada mesmo, mas tenho notado que estou falando com mais paix?o sobre isso e a pergunta acaba se tornando uma outra palestra... um outro curso.
Eu posso mencionar v?rios fatores para que voc? tenha sua pr?pria loja virtual:
  • O e-commerce no Brasil faturou nos primeiros 6 meses de 2010 surpreendentes R$ 6,7 bilh?es!! crescendo 40% em rela??o ao mesmo per?odo de 2009. Nenhuma ?rea no Brasil cresceu tanto.
  • Curiosamente o que mais se vende em lojas virtuais no Brasil s?o LIVROS!!!
  • 2010 ser? um ano fenomenal para os neg?cios on-line, qualquer previs?o n?o chegar? perto das vendas reais. Em janeiro estarei aqui anunciando faturamento recorde no e-commerce Nacional.
  • Estamos calculando que vamos fechar 2010 com R$ 14,3 bilh?es em faturamento.
  • Seremos 23 milh?es de consumidores on-line em dezembro de 2010.

Motivos in?meros para se aventurar em uma estrat?gia de neg?cio digital n?o acha? Hoje os consumidores online est?o dividos entre 50% homens e 50% mulheres ? isso mesmo n?meros redondos, o que d? uma enorme variedade de produtos e servi?os para serem vendidos online.
Convencido?
Ainda n?o?
Existem ?reas no e-commerce nacional ainda pouco exploradas onde existe um mercado imenso para crescimento r?pido e substancial. A segmenta??o nas lojas virtuais est?o acontecendo lentamente, ou seja neg?cios digitais segmentados para p?blicos espec?ficos tem 89% de possibilidades de dar certo!
Faltam com?rcios virtuais dedicados por exemplo ao publico GLBT! Um mercado brilhante e muito mal explorado no Brasil.
Torceu o nariz? Cabe?a de negocio e veja as possibilidades:
  • 18 milh?es de brasileiros s?o gays, 10% da popula??o;
  • Gastam 30% a mais em bens de consumo que os h?teros;
  • 40% est?o em SP, 14% no RJ, 8% em MG e 8% no RS;
  • 36% s?o da classe A, 47% da classe B e 16% da classe C;
  • 57% t?m n?vel superior, enquanto apenas 14% da popula??o adulta de SP t?m essa escolaridade;
  • 69% j? assumiram sua prefer?ncia sexual;
  • 52% assumem para amigos, 14% para o chefe do trabalho e 9% para a fam?lia;
  • 3,5 milh?es de pessoas foram ? Parada Gay 2009 em SP, que ? a maior do mundo.

Todo esse p?blico simplesmente n?o tem lojas virtuais dedicadas a eles. E esse ? s? um exemplo, tenho dezenas de outros. Os grandes Players de varejo est?o especializando suas lojas virtuais, e j? existem casos em que o canal on-line tem faturamento maior do que as lojas f?sicas. Grandes varejos est?o realizando grandes fus?es para ter uma for?a estupenda online! Por exemplo Casas Bahia e P?o de A?ucar.

Convenceu-se? Ainda n?o?
O mercado do e-commerce no Brasil ter? um empurr?o interessante em 2010: a Classe C. O ingresso da classe C no com?rcio eletr?nico est? sendo favorecida pela redu??o dos pre?os de computadores, conex?o ? internet e facilidade na aquisi??o de cart?es de cr?dito. Essa nova legi?o de compradores digitais promete engrossar o volume de vendas no final desse ano.

De acordo com dados da Funda??o Get?lio Vargas (FGV), a chamada classe C ? caracterizada por pessoas com renda familiar entre R$ 1.115 e R$ 4.807 por m?s e a Classe C Aumentar? o volume de vendas pela internet em mais de 30% em 2010.

Outro dado para a pergunta: Porque ter uma loja virtual?


As Lojas Virtuais tem algumas vantagens b?sicas sobre o varejo f?sico.
  • Baixo custo para funcionamento (? poss?vel come?ar com pouco) , a lojas f?sicas o custo de funcionamento ? alto ( aluguel, IPTU, fiscais, etc...)
  • A Loja Virtual fica aberta 8.760 horas por ano! As lojas f?sicas de 1.920 at? 4.032 horas por ano. Ent?o ? s? usar a boa e velha matem?tica: Mais horas aberto mais vendas!
  • A Loja virtual tem uma abrang?ncia nacional ou at? internacional. A loja f?sica conseguiria ter uma abrang?ncia apenas regional.
  • O Ticket M?dio em uma loja virtual ? R$ 335,00 ( fonte e-bit ) enquanto em um loja f?sica ? R$ 50,00.

Tudo que o homem pode conceber pode ser vendido pela internet. Roupas, bebidas, livros, artesanato, comida, rem?dios, conte?do, conhecimento... nenhum outro tipo de neg?cio tem tantas possibilidades. Esse ? o meu mundo. Eu espero por essa revolu??o desde 2001!
Em 06 de janeiro de 2011, ser?o anunciados os n?meros do com?rcio virtual do Natal e,os varejistas pequenos, m?dios, grandes ou imensos que resolveram deixar os investimentos em um com?rcio virtual para 2011 , v?o ter apenas uma pergunta a se fazer: Porque eu n?o investi nisso antes?

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Solange Oliveira
Solange Oliveira Especialista em e-commerce, trabalha em tecnologia há 20 anos e já dirigiu os melhores e maiores e-commerces da America Latina. É mais conhecida como E-commerce Girl tendo mais de 3.000 seguidores do twitter. Hoje esta a frente da e-Vision uma consultoria de e-commerce dedicada ao pequeno e médio empreendedor digital.
TWITTER: @ecommerce_girl
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