WebDesign: Como manter o seu instinto Criativo

Dicas para manter o seu instinto Criativo, um artigo com dicas para web designers de como manter o foco e a concentração para desenvolver trabalhos com mais facilidade.

Por | @gscarabelli Softwares

WebDesign: Como manter o seu instinto Criativo

A criatividade com certeza não é algo que pode ser aprendido, nós nascemos com ela dentro de nós. Criatividade acompanha novas idéias ??e alguns riscos também. Tentar fazer algo original e estar preparado para enfrentar os desafios é algo que pode ser muito mais fácil do que imaginamos, ou não. Criatividade nunca pode ser alcançada por imitações e nem limitações.

Os criativos tem algo dentro deles, uma chave para libertar o gênio, as vezes nunca explorado. A quem descubra sua criatividade desde criança, e alguns custam a descobri-la. Mesmo porque essa criatividade pode ser focada em uma especialidade pouco explorada.

Na minha área por exemplo, ser um Web Designer é uma obra de 99% de criatividade e inspiração. Uma cadeira confortável, uma boa musica, ambiente agradavel e muitas fontes para inspiração (revistas, livros e outros) podem e ajudam muito para a criação. Não dá para treinar a criatividade, você tem que ter esse “dom” para assim seguir, mas até os criativos ativos, como assim dizer, podem sofrer com bloqueios ou dificuldade de concentração.

Pensando nisso montamos este post com algumas dicas para manter o controle do seu instinto criativo:

Encontrando a Inspiração


O mundo da Internet é inundado com um monte de coisas que podem nos inspirar, tais como:
  • Galerias;
  • Design de interiores;
  • Fotografia;
  • Capas de livros;
  • Anúncios;


São elementos que fazem parte da rotina diária que tendem a ser as principais fontes de inspiração, dê atenção a todas elas.


Use Papel e Lápis


WebDesign: Como manter o seu instinto Criativo

Você pode questionar o uso de lápis e papel, sendo um Web Designer e estar tão familiarizado com o Photoshop. O fato é que o o papel da uma liberdade incrível, e cada rabisco pode ser a inspiração que procura. Para chegar a uma ideia criativa você precisa de uma base, não apenas imaginar e sair criando no Photoshop. Com um papel e um lápis você pode criar e analisar suas ideias em um todo, ou por etapas, e essa é sim é a maneira mais fácil de lidar com isso.


Não Usar velhas Ideias


Inove sempre e utilize suas criações anteriores apenas como fonte de inspiração, e não como passos para uma criação. Para boas ideias precisamos sempre manter o instinto de curiosidade e de ideias inovadoras. Em todo projeto existe a possibilidade de melhoria e você pode se inspirar com um projeto anterior e melhorar suas habilidades, mas nunca usar idéias velhas como um passo para isso. Se deu certo de uma vez não quer dizer que dará na próxima.


Esquema de Cores


WebDesign: Como manter o seu instinto Criativo

As cores tem uma grande importância na criação de um projeto web. O uso correto delas trazem bons e fantásticos resultados. Por exemplo, esquema de cores vibrantes vermelho, amarelo e laranja é usado para uma série de articulações de comer, por exemplo McDonald, Burger King, Pizza Hut, pois estas cores estimulam fome.

Usar um esquemas de cores vai certamente dar um toque diferente e bonito ao seu site.

Você pode tentar experimentar um novo mundo de cores, e assim pode se inspirar com:
  • Loja de livros
  • Grafite
  • Edifícios
  • Pinturas
  • Lojas de flores
  • Histórias em quadrinhos


Tipografia


No passado a tipografia era usada apenas para as mídias impressas, hoje é importante na web também. A Tipografia tem um lugar especial para todos os designers, e são inúmeras as fontes que podemos experimentar. Lógico que a escolha dela deve ser bem estudada para não fundir com o tema e cores do site. Casando a Tipografia com o tema, cores e fundo trazem o resultado perfeito.

E por último, lembre-se sempre que ser um Web Designer não pode se dar ao luxo de fechar as portas do mundo exterior e focar apenas no computador. Precisamos ter contato com outros tipos de artes e misturas para assim mantermos mais criativos.

Mais sobre: webdesign criatividade dicas
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo