Como o mercado contemporâneo requer conhecimento aplicados em determinadas áreas. O Design não fica fora! A comunicação visual cresce constantemente, sempre visando uma melhor comunicação. Porém, ainda encontramos erros desnecessário na composição dos artefatos gráficos.



Cores


Sabemos que as cores são de grande importância na representação gráfica de qualquer artefato de design. As cores são responsáveis por amarrar ou não a atenção do leitores. Onde cada cor, possui um valor simbólico para as usuários. Evite usar cores desnecessário quando estiver elaborando um artefato de comunicação gráfica. É de grande importância fazer um pesquisa do publico alvo. E uma análise da aceitação das cores pelos usuários e como é a aceitação pelos mesmos.


Contrastes e Tonalidades


O contraste é de grande importância como elemento de configuração de artefatos gráficos. Assim como as tonalidades, uma má utilização deles dois acabará destruindo seu artefato de design. Evite exagerar nos contrastes, eles são bons elementos para destaque. Mas, quando mal usado destrói mesmo o seu artefato. Assim como os contrastes, as tonalidades devem ser usadas com cuidado para não estragar seu artefato.


RGB ou CMYK?


Sistematicamente, o RGB é composta por três cores básicas. R=Vermelho, G=Verde e B=Azul. Essa cores, são as usadas como padrão em nosso monitores e nos scanners, pelo fato que as fotos são impressas em RGB. Evite utilizar outro esquema de cores, para não acabar tendo um resultado não esperado. O CMYK, C=Ciano M=Margenta Y=Amarelo e K=Preto. É a escala de cor usada para impressão de artigos de design impresso em gráficas rápidas e off-set. Ainda na atualidade é constante vermos erros de impressão, pela ocorrência de desenvolverem os artefatos em RGB e esquecem de converter antes da impressão.


Formas


Assim como as cores, os contrastes e as tonalidades. As forma são de principal importância para o desenvolvimento de artefatos de design. Lembre-se assim como as cores, tonalidades e contraste deve fazer uma breve pesquisa para desenvolver de forma correta. Evite forma com pontas, use formas com bordas arredondas.


Tipografia


A tipografia é um dos principais meios de comunicação. Atualmente existe uma grande diversidade de famílias tipográficas. Entretanto, o mau uso das tipografia, acabam acarretando uma possível poluição visual no artefato de Design. Usei pouco tipografias, se as tipografias forem da mesma família e tiverem poucas alterações. Aconselho que use até três opções de tipografia da mesma família. Porém, não será necessária usar essa quantidade toda. Se as tipografias serem de família distintas usar não mais que duas.


Editoração


Atualmente os artefatos de design está sendo desenvolvido com uma editoração menos errônea, entretanto ainda encontra-se erros grotescos de editoração. A técnica de assimetria é bem digna para determinados momentos. Todavia, que a mesma seja aplicada de forma correta. Evite uma má editoração, pois junto com a má editoração sua fama vai junto. O profissional que você está sendo representada de alguma forma em seus trabalhos. Seja cauteloso na organização dos elementos do artefato.


Imagens


Sabe-se que a junção dos elementos gráficos geram as imagens. Que por sua vez a mesma transmite informações. É meio que conflitante, você no desenvolvimento de uma imagem incluir um imagem. Se for incluir imagem em seu artefato, seja muito cauteloso. Use apenas se for indispensável!


Efeitos


Assim como as imagens, efeitos também acabam carregando o artefato de design. Dispense efeitos, use apenas se necessário e não abuse ele pode estragar todo o seu trabalho.