O que significa ISO ?

R: International Organization for Standardization ou seja Organização Internacional de Normalização.

O que é ?

R:Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização.

A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:

-Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;

-Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;

-Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário;

-Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

Elementos da ISO 9000

ISO 9001:2000 Sistema de gestão da qualidade — Requisitos é um documento de aproximadamente 30 páginas e disponível nos órgãos representantes em cada país. Descrito em itens como segue:

Página 1: Prefácio
Página 1 a 3: Introdução
Página 3: Objetivo e campo de aplicação
Página 3: Referência normativa
Página 3: Termos e definições
Página 4 a 12: Requisitos
Seção 4: Sistema de Gestão da Qualidade
Seção 5: Responsabilidade da Direção
Seção 6: Gestão de Recursos
Seção 7: Realização do Produto
Seção 8: Medição, análise e melhoria
Páginas 13 a 20: Tabelas de correspondência entre a ISO 9001 e outras normas
Páginas 21: Bibliografia
Os 6 (seis) documentos obrigatórios da norma são:

Controle de Documentos 4.2.3
Controle de Registros 4.2.4
Auditorias Internas 8.2.2
Controle de Produto/ Serviço não-conformes 8.3
Ação corretiva 8.5.2
Ação preventiva 8.5.3
Em acréscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 é necessário definir e implementar uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade” (isto não quer dizer que estes sejam os únicos documentos necessários, cada organização deve avalizar seu processo por inteiro).

Família

A família de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:

ABNT NBR ISO 9000:2000 Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.

ABNT NBR ISO 9001:2000 Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.

[B]ABNT NBR ISO 9004:2000:[/B] Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.

Não existe certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000.