Aquela simples frase no começo de um filme, "baseado em fatos reais", sempre me deixa ainda mais interessada na produção que estou prestes a assistir. Se você for como eu, esta lista vai ser sua diversão em tardes de domingo chuvosas ou naquelas horas de investir em uma história boa para a sessão de cinema em casa! Afinal, diversos filmes podem prender a gente na frente da televisão, mas nada como uma história que realmente aconteceu - sem tirar o crédito, é claro, dos bons enredos criados do zero.

Enfim, acho que vocês já entenderam que sou uma fã dos filmes que contam histórias que não ocorreram só na ficção. E se você acha que só há produções de drama nesta categoria, está bem enganado: na nossa lista, temos suspense, comédia e romances e muitos outros para agradar gregos e troianos! Garimpamos o catálogo da Netflix para preparar esta lista, com algumas obras que se enquadram na categoria de obras inspiradas em fatos reais.

20 Filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix

Para que você não perca tempo procurando obras incríveis no catálogo da Netflix (que, vamos combinar, é bem grande), confira a nossa lista! Procuramos colocar as produções mais recentes e, se você tiver alguma sugestão de obra que precisa estar neste post, é só comentar com a gente! Prepara a pipoca e o lencinho - porque filmes emocionantes não faltam!

Destemida

O filme retrata a história de uma garota australiana que é a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha de outubro de 2009 a maio de 2010 - aos 16 anos. Sua viagem terminou em 10 de maio de 2010, depois de 210 dias em alto mar e mais de 22 mil milhas náuticas. A produção é baseada no livro de Jessica Watson.

» Assista Destemida

Narvik

Primavera de 1940, na cidade de Narvik, na Noruega. A cidade litorânea é um ponto estratégico para os alemães abastecerem seu país com minério de ferro. 200 noruegueses pegam em armas e não querem que sua cidade seja sitiada pela Alemanha nazista, entre eles o jovem cabo Gunnar Tofte. Enquanto ele luta pela liberdade de seu país, sua esposa, Ingrid, é forçada a colaborar contra sua vontade tornando-se intérprete.

» Narvik

Vídeo incorporado do YouTube

Procura-se Gonker

O jovem Fielding Mashall (Johnny Berchtold) está caminhando pela Trilha dos Apalaches quando perde seu amado cachorro, Gonker, nas vastas e intimidantes florestas da região. Para Fielding, trazer o amigo de volta não é apenas uma questão de lealdade e amizade, mas também uma questão médica séria, já que Gonker sofre da doença de Addison, uma insuficiência adrenal que requer injeções mensais. Desesperado, Fielding pede ajuda à família, o que significa que ele pede ajuda ao pai, John (Rob Lowe), de quem se separou anos antes. No meio da busca desesperada, e com vários vizinhos e voluntários envolvidos, os Fieldings devem resolver seus problemas enquanto todos se concentram em um objetivo maior: salvar seu amigo.

» Procura-se Gonker

Procura-se Gonker
Procura-se Gonker

Um Homem de Ação

No filme, seguimos os passos de Lucio Urtubia, um anarquista que coloca em prática uma ambiciosa operação de falsificação que tem como alvo um dos maiores bancos do mundo. Ele foi parte do movimento anarquista europeu, e o longa acompanha desde suas origens humildes como um pedreiro até se tornar a liderança em um dos golpes econômicos mais importantes do século passado. Mas Lúcio terá que escolher entre a causa anarquista e a defesa de sua própria vida. Baseado em fatos reais.

» Um Homem de Ação

Um Homem de Ação
Um Homem de Ação

As Nadadoras

O filme apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra e Sara Mardinij e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. Yusra e Sara forma treinadas pelo pai, Ezzat, que um dia gostaria de vê-las sendo mais do que o país permite. Yusra já é campeã mundial, mas quando volta para casa, percebe que o país que um dia chamou de lar está cada dia mais alastrada por uma guerra. Em 2015, a guerra civil invadiu suas vidas a tal ponto que se mudar para a Europa é a única opção viável. É então que as duas irmãs adolescentes foram forçadas a uma perigosa viagem a Berlim com seu primo aspirante a DJ, Nizar. Mas o caminho também não é nada seguro. Para chegar a ilha de Lesbos, na Grécia, as irmãs viverão os horrores de refugiados e exilados. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

» As Nadadoras

Vídeo incorporado do YouTube

Bohemian Rhapsody

Freddie Mercury e seus companheiros Brian May, Roger Taylor e John Deacon mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

» Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody
Bohemian Rhapsody

Raça e Redenção

Ativista de direitos civis Ann Atwater, bate de frente com C.P. Ellis, líder exaltado do Ku Klux Klan em Durham, na Carolina do Norte, de1971, sobre a questão de integração nas escolas.

» Raça e Redenção

Raça e Redenção
Raça e Redenção

O Soldado Que não Existiu

Em meio a Segunda Guerra Mundial, Ewen Montagu é um juiz, espião e oficial da inteligência naval da Inglaterra que planejou a operação Mincemeat, além de ser um dos dois agentes que a executou. Os dois oficiais de inteligência planejaram quebrar o controle mortal de Hitler sobre a Europa com um plano criativo e ousado. Na esperança de mudar o curso da Segunda Guerra Mundial e salvar dezenas de milhares de vidas, eles utilizaram um cadáver e documentos falsos para enganar as tropas alemãs.

» O Soldado Que não Existiu

Vídeo incorporado do YouTube

Jobs

De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

» Jobs

Jobs
Jobs

Anne Frank, Minha Melhor Amiga

O filme é um longa sobre a amizade real entre Anne Frank e Hannah Goslar. As duas, apesar de origens diferentes, continuaram sua amizade em uma Alemanha nazista. Frank era judia, já Goslar era considerada uma cidadã alemã. Apesar de ideologias impostas pela sociedade, Goslar continuou sua amizade sem preconceitos ou medos com Frank. O longa segue a visão de Goslar em torno de suas experiências e sua amizade com Frank, desde ao encontro entre as duas e o início de sua amizade, ao desencontro por conta de que Frank precisou se esconder e até ao encontro entre as duas, em um dos campos de concentração, Auschwitz.

» Anne Frank, Minha Melhor Amiga

Anne Frank, Minha Melhor Amiga
Anne Frank, Minha Melhor Amiga

Pad Man

Um soldador de um pequeno vilarejo rural do Leste da Índia causa um alvoroço ao tentar revolucionar a fabricação de absorventes para mulheres. O filme é baseado na história real de Arunachalam Muruganantham.

» Pad Man

Pad Man
Pad Man

O Rei

Após a morte de seu pai, Henrique V (Timothée Chalamet) é coroado rei, obrigado a comandar a Inglaterra. O governante precisa amadurecer rapidamente para manter o país consideravelmente seguro durante a Guerra dos 100 Anos, contra a França.

» O Rei

O Rei
O Rei

Paternidade

No filme, após a esposa morrer no dia seguinte ao parto, Matt (Kevin Hart) imediatamente decide criar sua filha, sendo um pai absolutamente responsável. Mesmo com a tristeza de perder sua esposa, que também era sua namorada desde a época do ensino médio, ele faz um juramento para fornecer apoio completo à filha e assumir todas as responsabilidades que cabem a um pai.

» Paternidade

Paternidade
Paternidade

Milagre Azul

No filme, um grupo de crianças orfãs corre o risco de ficar sem um lugar para morar quando sua instituição é ameaçada de fechar por falta de verba. Então, elas e o diretor se juntam a um rabugento marinheiro (Dennis Quaid) para entrar em uma copetição de pesca. Se ganharem, podem usar o prêmio para salvar o orfanato.

» Milagre Azul

Milagre Azul
Milagre Azul

Radioactive

Devota da ciência, Marie (Rosamund Pike) sempre enfrentou dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher. Ao conhecer Pierre Curie (Sam Riley), ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Logo os dois estão trabalhando juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.

» Radioactive

Radioactive
Radioactive

Era uma vez um sonho

Baseado em uma história real, o longa mostra a vida de um ex-fuzileiro naval e estudante de Direito, J.D. Vance, que tem o sonho de ser um advogado renomado, mas é interrompido por uma crise família que o obriga a retornar a sua cidade natal e resolver a relação conturbada com sua mãe fazendo o jovem refletir nesta jornada seus antigos momentos com sua avó.

» Era uma vez um sonho

Era uma vez um sonho
Era uma vez um sonho

Os 7 de Chicago

Baseado em uma história real, o longa "Os 7 de Chicago" acompanha a manifestação contra a guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. Ocorreram diversos confrontos entre a polícia e os participantes. No total, dezesseis pessoas foram indiciadas pelo ato.

» Os 7 de Chicago

Os 7 de Chicago
Os 7 de Chicago

Meu Nome é Dolemite

O filme estrelado por Eddie Murphy, conta a história de um vendedor de discos e comediante de pouco sucesso, Rudy Ray Moore. Na trama Moore vê sua vida mudar quando começa a ouvir as histórias das ruas para renovar seu repertório, inserindo piadas sujas e repletas de palavrões. Não demora muito para que ele faça imenso sucesso, migrando o sucesso nas casas de show para discos extremamente populares, entre a população negra norte-americana. Decidido a ampliar seus horizontes, Rudy decide rodar por conta própria um filme estrelado por seu alter-ego Dolamyte, um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. O que ele não imaginava era que fazer cinema fosse algo tão complicado quanto conseguir que seu filme seja exibido em circuito comercial.

» Meu Nome é Dolemite

Meu Nome é Dolemite
Meu Nome é Dolemite

O Fotógrafo de Mauthausen

Francesc Boix é um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.

» O Fotógrafo de Mauthausen

O Fotógrafo de Mauthausen
O Fotógrafo de Mauthausen

A Lavanderia

No filme Meryl Streep é uma viúva que busca respostas e se depara com dois advogados astutos que escondem dinheiro para milionários no Panamá. Essa descoberta traz à tona o que há por debaixo da superfície do mundo financeiro; um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo as principais figuras políticas mundiais e fluía desde 1970. Esta descoberta balança com vigor a esfera pública, causando uma crise na política internacional.

» A Lavanderia

Vídeo incorporado do YouTube