O quê perguntar ao cliente antes de criar um logotipo? 20 perguntas indispensaveis

Ainda não conheço o Bruno Ávila mas ele é gente fina, já acompanhei uma entrevista dele num programa que hoje não esta mais no ar chamado Na boca do povo aqui mesmo no Ceara e notei que o cara é o cara literalmente. Acompanhei e sempre acompanho seus artigos, cursos e demais. Tomando como referência o blog dele ai vai um artigo indipensável para todo aquele que vive do design.

Por Softwares 2 comentários
O quê perguntar ao cliente antes de criar um logotipo? 20 perguntas indispensaveis Ainda n?o conhe?o o Bruno ?vila mas ele ? gente fina, j? acompanhei uma entrevista dele num programa que hoje n?o esta mais no ar chamado Na boca do povo aqui mesmo no Ceara e notei que o cara ? o cara literalmente. Acompanhei e sempre acompanho seus artigos, cursos e demais. Tomando como refer?ncia o blog dele ai vai um artigo indipens?vel para todo aquele que vive do design.

O qu? perguntar ao cliente antes de criar um logotipo? Ser? que basta perguntar qual o nome da empresa e pronto? Nada disso. Quem n?o brifa, se complica.

Brifa = briefing = jeito fresco de dizer entrevista, question?rio, afim de coletar informa?es que ir?o ajud?-lo em determinada cria??o.

Quantas vezes voc? se pegou dizendo: ?P?, brincadeira! T? com raiva do cliente! Mostrei tr?s logotipos e ele n?o gostou de nenhum!!!? Ah, besteira, n?o fique com vergonha de um dia ter dito isso, j? aconteceu comigo tamb?m em algum momento da minha vida. Quando isso acontece normalmente ? por falha nessa entrevista com o cliente, que pode ter partido tanto de voc?, que fez perguntas insuficientes ou interpretou errado, ou do cliente que respondeu o briefing com m? vontade ou respondeu o famoso ?confio em sua criatividade?. Se o cliente vier com essa resposta, n?o fique vaidoso, fique com medo pois normalmente quando o cliente diz isso ? porqu? n?o consegue expressar o que pensa, colocando nas suas costas a dif?cil tarefa de captar suas vontades de forma telep?tica.

Navegando pela internet topei com esse post de Brian Hoff que fala justamente sobre isso. Resolvi adapt?-lo ao nosso cotidiano brasileiro e trazer para voc?s. S?o 20 perguntas importantes, algumas essenciais, que ir?o ajud?-los a chegar bem pr?ximo do que o cliente deseja para seu logotipo. Ao lado de cada pergunta comento o porqu? de sua necessidade. Vamos a elas:
Conhecendo a empresa

1- Qual nome e elementos dever?o compor o logo?

(para saber exatamente o nome que ir? compor o logotipo e outros elementos que dever?o entrar, como um s?mbolo que o cliente gosta, aquela caricatura que ele usa desde 1960 e por a? vai)

2- Como voc? descreveria seus produtos e servi?os?

(antes de fazer um logotipo voc? precisa conhecer a empresa, entender sua dimens?o e o que ela vende. Uma empresa de tecnologia exige uma sensa??o no logotipo completamente diferente de uma empresa de sab?o em p?. Desde as cores at? o tipo de fonte devem ser diferentes, para transmitir atmosferas diferentes)

3- Quais as metas a longo prazo de sua companhia?

(sabendo disso voc? come?a a captar que sensa??o dever? ser transmitida no logotipo para que ajude a empresa a alcan?ar esses objetivos de longo prazo)

4- Por qu? busca por um novo logotipo? Quais as sensa?es e mensagens que dever?o ser passadas atrav?s desse novo logotipo?

(nessa pergunta voc? ir? tirar do cliente o que ele tem na cabe?a, o que ele espera de sua cria??o e suas expectativas)

5- Quem s?o seus principais concorrentes? Se eles possuem site, cite os links de suas respectivas p?ginas.

(analisando a concorr?ncia voc? poder? entender qual o posicionamento do seu cliente frente ? elas, o n?vel de qualidade das demais e o quanto voc? poder? ser melhor no quesito identidade visual)

6- Quais os diferenciais de seus concorrentes?

(sabendo os diferenciais dos concorrentes, de alguma forma voc? poder? evidenciar no logotipo do cliente o que h? de diferente em rela??o as demais empresas)

7- Qual o perfil de seu p?blico-alvo?

(existem op?es de cria??o que atraem jovens, outros o p?blico adulto, um os mais ricos, os que pensam assim e assado e por a? vai. O logotipo do Buballo ? infantil, atrai a molecada e para isso fontes, cores e formam s?o feitas justamente para conquistar esse p?blico. J? o logotipo da Vivara foi feito com fontes finas, separadas, para dar aquele ar de eleg?ncia para os mais endinheirados, acima dos 30 anos, que querem presentear suas lindas namoradas e fazer aquele charme.)

Sobre a cria??o



8- Possui algum slogan? Deseja que o slogan fa?a parte da composi??o do logotipo?

(se o cliente possui aquele lindo slogan do tipo ??ticas mariz, lugar de gente feliz? pode ser que ele queira conserv?-lo, colocando junto ao logotipo)

9- Tem em mente algum estilo ou algo que queira que esteja presente no logo?

(mais uma perguntinha marota para tentar tirar da cabe?a do cliente tudo que ele espera de sua cria??o)

10- Possui alguma prefer?ncia de cor?

(se voc? criar propostas com as cores que o cliente mais gosta ou que espera para o logotipo, mais f?cil chegar? na aprova??o)

11- Existe alguma cor que n?o gostaria que estivesse presente no logotipo?

(?, vai que ele n?o gosta de marrom, vermelho e violeta e voc? apresenta tr?s propostas justamente utilizando essas cores?)

12- Quais s?o os adjetivos que melhor descreveriam seu logo?

(perguntinha para tentar compreender o que ele espera do logotipo)

13- Que mensagem e sensa??o deseja que as pessoas tenham ao ver o seu logo?

(mais uma pergunta que vai ajudar a clarear qualquer d?vida anterior referente ao que o cliente espera do logotipo)

14- Cite pelo menos 5 exemplos de logotipos de outras empresas, independente do mercado que atuam, que mais lhe agradam. Cite o que mais chamou a aten??o em cada uma delas.

(pergunta importante pois de forma visual o cliente ir? mostrar a voc? tudo aquilo que ele tem em mente mas que n?o consegue expressar em palavras. Observe atentamente cada logotipo e tente pegar a semelhan?a entre eles)

15- Como deseja que apare?a a tipografia? Exemplo:  script, it?lica, light, negritada, manuscrita, informal, etc.

(pergunta tamb?m para saber qual sensa??o o cliente espera para o logotipo)

16- Onde usar? seu logotipo? Exemplo: na web, em impress?es, etc.

(dependendo do tipo de uso, voc? poder? criar vers?es pr?prias para esses usos)

17- E qual ser? o local principal onde o logotipo ser? usado? Se o uso principal for na web, geralmente utilizamos logos horizontais.

(na pergunta j? explico o porqu? dela ser feita. Principalmente se o cliente j? tiver site, dependendo de como o site est? constru?do, o logotipo dever? ter que seguir algum tipo de padr?o)

18- Qual o tempo de entrega desejado?

(provavelmente a maioria ir? dizer ?para ontem? mas os mais sensatos poder?o sugerir um tempo razo?vel. Se o cliente colocar ?com urg?ncia?, claro, cobre a mais por essa urg?ncia)

19- Existe algum valor de investimento para esse projeto?

(essa pergunta ser? pouco respondida pois a maioria quer pagar barato e n?o quer revelar quanto pretende gastar. Mas em grandes empresas ? comum dizerem o or?amento destinado para a cria??o, principalmente quando o cliente deseja o melhor servi?o e qualidade. Com um or?amento maior ? poss?vel contratar outros profissionais e fazer um trabalho diferenciado, agregando novos servi?os)

20- Deseja algum servi?o especial para esse novo logotipo, como ilustra?es, caricaturas ou manual de identidade visual?

(para finalizar uma oportunidade de vender outros servi?os como manual de identidade visual e outras cria?es.)

Pois bem pessoal realmente essas s?o algumas das v?rias perguntas que devemos fazer antes de criarmos. E ai! O que acharam? Comentem!

Fonte de refer?ncia: Avante (Bruno ?vila)

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Daniel Paulino
Daniel Paulino CEO na DanielPaulino.net. Instrutor, palestrante sobre mídias sociais e aficionado por tecnologia que adora compartilhar o que sabe através de vídeo aulas e artigos em vários sites a web.
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