Software Livre na Educação

Neste artigo vou demonstrar práticas de sucesso na utilização do software livre como ferramenta educacional. O software livre além de possuir diversas aplicações pedagógicas, hoje pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação e inclusão digital.

Por | @oficinadanet Softwares
Neste artigo vou demonstrar práticas de sucesso na utilização do software livre como ferramenta educacional. O software livre além de possuir diversas aplicações pedagógicas, hoje pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação e inclusão digital. Pois hoje em nosso planeta, o computador e a internet esta acessível nada mais do que à apenas 5% de nossas crianças.

Na utilização de softwares proprietários o licenciamento é necessário, pois a cada dia aumenta a fiscalização das fábricas em busca de seu único objetivo, a obtenção de lucros. Todos sabemos que para adquirirmos licenças para sistema operacional, suíte de escritório e no caso algumas ferramentas na área pedagógica, um computador custaria no mínimo 3 vezes mais do o mesmo hardware embarcado com sistema e aplicações livres.

A Secretaria Municipal da Educação da cidade de Horizontina, vêm demostrando com sucesso, a adoção do software livre na educação. Primeiramente a escolha em adotar o software livre foi pela economia, onde se estruturaria apenas um laboratório de informática com softwares proprietários, optando por sistemas livres, equipou-se dois laboratórios com internet, ambiente climatizado etc.

Depois da implantação se observou que a utilização de software livre na educação é muito mais do que somente economia, e sim um conjunto de benefícios antes imagináveis, cito, dezenas de ferramentas realmente de cunho pedagógicas, sistema operacional robusto de pouco suporte, segurança, sem problemas com vírus ou outras pragas virtuais, um ambiente de fácil interação com o usuário, e tudo isso livre e de código fonte aberto.

Gosto muito de uma citação, para Silveira e Cassino (2003), o Software Livre representa uma opção pela criação, pela colaboração e pela independência tecnológica e cultural, uma vez que é baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores. Desta forma, o software livre apresenta um caráter libertário, pois permite a democratização do conhecimento, a construção coletiva, o estímulo à colaboração, à autonomia e a independência tecnológica, pois não podemos nos limitar a ser apenas consumidores de produtos e tecnologias proprietárias.

Inserir a escola na cultura da informação é equipá-la com um arsenal de recursos disponíveis, como o computador e a internet. Todavia, esses recursos têm valor apenas se tiverem o seu uso submetido a um tratamento pedagógico adequado.

Ao considerarmos o uso de computadores na educação, temos que considerar diversos fatores, como hardware, software, infra-estrutura de redes e recursos humanos. Então de nada adianta ter disponibilidade de ótima infra-estrutura tecnológica, sem os recursos humanos capacitados.

A educação municipal da cidade de Horizontina, após implantar toda e infra-estrutura vêm capacitando o corpo docente e demais funcionários no uso do computador com software livre, apresentando o arsenal que possui a distribuição Linux Edubuntu, fazendo com que o computador se torne uma extensão da sala de aula, e também oportunizando os primeiros contatos ao PC a funcionários das escolas.

Abaixo foto da capacitação na educação municipal de Horizontina, na qual sou instrutor pelo departamento de extensão da Faculdade Setrem.

Software Livre na Educação


Selecionei na sequência algumas ferramentas que podem ser trabalhadas em sistemas livres, oferecendo ótimas atividades de apoio a diversos conteúdos e disciplinas trabalhadas em sala de aula.

  • Gcompris - Coletânea com mais de 80 atividades, onde o aluno pode aprender cores, quantidades, além de desenvolver diversas habilidades como: raciocínio lógico-matemático, percepção, análise e síntese visual, associação, cores e iniciação ao computador.
  • Childsplay - Suíte educacional com atividades de tabuada, conhecendo os animais, língua inglesa, letramento, quebra-cabeça, jogo de memória entre outras.
  • BlinKen - Jogo de memória similar ao brinquedo antigo Genius da estrela. Excelente módulo para trabalhar a memórias das crianças.
  • Kalzium – Tabela periódica completa com diversas informações dos elementos químicos.
  • Kanagram - Jogo de confusão de palavras, indicado para o ensino de Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira.
  • Kbruch - Atividades com operações de soma, subtração, multiplicação e divisão de frações, fatoração, comparação de valores e conversão.
  • KhangMan - Baseado no jogo bastante popular, “jogo da forca”.
  • KmPlot - Pode ser usado para desenhar as funções cartesianas, paramétricas e as funções nas coordenadas polares.
  • Kpercentage - Atividades de porcentagem.
  • Kstars (Estrelas) - Programa que é um planetário. Ele apresenta uma precisa representação do céu à noite com estrelas, constelações, grupos de estrelas, nebulosas, galáxias, todos os planetas, o Sol, a Lua, cometas e asteróides da maneira em que se encontram em qualquer hora configurada, de qualquer localidade da terra.
  • Ktouch - Prática de digitação.
  • Kturtle - Trabalhando linguagem de programação para computadores, linguagem LOGO.
  • Kverbos - Indicado para o ensino do idioma espanhol, mais especificamente, das formas verbais.
  • KwordQuiz - Atividades de palavras onde pode ser criado atividades aos alunos.
  • Marble - Mapa interativo, que pode ser visto em forma de globo.
  • Tux Paint - Programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
  • Atomix - Jogo para o aprendizado de elementos químicos.
  • Homem-batata - Jogo onde a criança pode arrastar e soltar olhos, bocas, bigodes e outras partes da face bem como adereços para confeccionar diferentes bonecos Homem-Batata.
  • Kgeography - Módulo voltado para a geografia, sendo possível visualizar bandeiras de determinada regiões, mapas, Capitais e diversos outros recursos.
  • Kig - É o famoso plano cartesiano muito utilizado em desenho geométrico.
  • Keduca - Sistema de testes muito útil para aplicar provas.
  • TuxMath - Jogo para treinamento de matemática.
  • TuxType - Jogo para treinar digitação.


E tudo isso livre de licenças, só instalar, explorar e utilizar. Por isso “Liberte-se”.

Mais sobre: linux educação
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter