Muito se ouve falar em "usabilidade", porém poucas pessoas realmente sabem o que realmente significa o termo usabilidade, não sabem o porquê de sua criação e qual o motivo do uso deste termo em desenvolvimento de aplicações.

O termo usabilidade "é usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto." (Wikipédia)

Na prática, a usabilidade é um estudo que envolve engenharia de software, desenvolvimento de telas, e estudo de uso da aplicação em si. Este termo indica o quanto o programa, site ou uma tela qualquer pode ser de fácil uso ou não. Saber construir uma tela de modo que ela seja relativamente fácil de usar para qualquer tipo de pessoa ou usuário que a acesse não é algo simples e requer muito estudo de cada caso. A maioria dos sites que encontramos na internet, ou melhor, dizendo, a maioria dos sites que foram desenvolvidos por "amadores" não se importam com que modo o usuário vai usar o site, apenas definem o jeito que querem e pronto.

O que fazer antes de desenvolver qualquer aplicação?
Uma boa característica a se seguir, quando se pensa em criar algum dispositivo que será utilizado por muitas pessoas, é antes de começar estudar que tipo de pessoa usará a aplicação. Dependendo do nível de conhecimento que estas pessoas terão, você pode definir o nível de complexidade de cada tela que você for construir. Mas quando não se tem esta informação, o correto é sempre tornar a tela o mais simples possível, de modo que qualquer pessoa com ou sem conhecimento consiga executar a tarefa do início ao fim sem precisar de ajuda de alguém, este sim é o ideal a ser alcançado.

Com o passar dos tempos, foram surgindo novas tecnologias de desenvolvimento, estas por sua vez, estão fazendo com que o modo de criação torne-se mais ágil e fácil de utilizar, um bom exemplo de uma nova tecnologia recente é o AJAX, com ele foi possível fazer buscas em outras páginas sem a necessidade de atualização da página atual que o usuário se encontra.

O que seria uma tela fácil?
Não se tem ainda uma conclusão sólida de o que é uma tela fácil de usar. Porém, o que se tenta chegar é em um ponto que você ou qualquer pessoa entenda a tela apenas ao vê-la pela primeira vez.

Como alcançar isto?
Não é um caminho simples, algumas dicas para a perfeição de uma tela são:

  • Dividir grandes telas com grandes cadastros em passo a passo. Deste modo você consegue distinguir melhor cada etapa do processo completo, facilitando o usuário, que verá apenas o cadastro de informações da tela atual em que se encontra assim focando seu entendimento e conhecimento apenas ao que é pedido no momento.
  • Mascará em campos. Campos de data, hora, CPF, CNPJ, todos estes podem ter máscaras que auxiliam no processo de preenchimento da informação.
  • Ao criar uma tela, fazer testes de usabilidade com pessoas que usarão o projeto, pedir para que estas façam o preenchimento completo do formulário, ou usar completamente uma página, de modo que você apenas olhe o processo ser concluído. Após isto pedir a pessoa que fez o teste como foi à execução da tarefa, o que ela acha que foi complicado, o que foi fácil. Anote todas estas informações, faça um banco de dados com elas e tente ver o que é mais cabível de alterar, caso seja necessário.
  • Testes de usabilidade não são feitos por apenas uma ou duas pessoas, faça testes com no mínimo cinco pessoas, assim você consegue determinar melhor se foi dificuldade apenas de uma pessoa em certo ponto, ou de mais, assim conseguindo ver o que pode ser melhorado.



Bom, vou ficando por aqui, abri hoje a área de usabilidade no site, e vou começar uma série de artigos falando sobre o assunto que deve ser encarado como uma melhoria para seus processos, o que distinguirá você de um amador. Qualquer dica, dúvida ou sugestão, comente abaixo.