Não durou nada: o breve brilho do iGBA, um emulador de Game Boy e Game Boy Advance para dispositivos iOS, já foi interrompido pela Apple. Lançado em meio a mudanças nas políticas da App Store, que agora permitem emuladores, o iGBA foi removido da loja de apps no último final de semana por violar as regras da Apple relacionadas a direitos autorais e spam. O app foi acusado de cópia de ser uma cópia de outro emulador.

Emulador iGBA fora da App Store poucas horas após lançamento

O desenvolvedor Riley Testut, criador do GBA4iOS, outro emulador de código aberto para iOS, expressou sua frustração com o iGBA, considerando esse um clone não autorizado de seu trabalho. Testut mencionou que seu aplicativo é licenciado sob a GNU GPLv2, mas observou que o iGBA não faz referência a essa licença, o que pode violar seus termos.

Emulador iGBA é removido da App Store. Imagem: Apple/Reprodução
Emulador iGBA é removido da App Store. Imagem: Apple/Reprodução

A Apple confirmou que o iGBA foi retirado devido a violações das diretrizes de revisão de aplicativos relacionadas a spam e direitos autorais. Antes da remoção, Testut expressou sua frustração com a Apple, não com o desenvolvedor do iGBA.

Mattia La Spina, o desenvolvedor do iGBA, não confirmou explicitamente o uso do código de Testut, mas expressou surpresa com a repercussão do aplicativo e pediu desculpas pela situação. Ele afirmou ter entrado em contato com Testut por e-mail.

Além das questões relacionadas aos direitos autorais, o iGBA também enfrentou críticas por coletar dados sem permissão adequada dos usuários. Embora a listagem do aplicativo na App Store mencione a coleta de dados de localização e identificadores, alguns usuários relataram que o aplicativo não solicitou permissão para acessar esses dados.