A Epic Games venceu o Google em um processo em que a empresa exigia o direito dos aplicativos de jogos utilizarem um sistema de cobrança próprio ao invés do da Play Store, loja de apps do Android. Sean Hollisterm do The Verge, relata que após três anos, a ação na justiça terminou e o resultado foi que o serviço de pagamentos da Play Store é um monopólio ilegal.

Epic Games vence o Google em processo judicial, permitindo que jogos da Play Store tenham seu próprio sistema de cobrança em celulares Android. Fonte: Kotaku
Epic Games vence o Google em processo judicial, permitindo que jogos da Play Store tenham seu próprio sistema de cobrança em celulares Android. Fonte: Kotaku

O veredito do processo entre a Epic Games e o Google foi que a Play Store monopoliza os aplicativos instalados em celulares Android. Mas além disso, o Google foi considerado o autor de práticas anticompetitivas ao pagar para desenvolvedores manterem esse monopólio.

No blog da Epic Games foi publicada a opinião da empresa sobre o resultado de seu processo contra o Google. Ela diz:

O veredicto de hoje é uma vitória para todos os desenvolvedores e consumidores de aplicativos em todo o mundo. Isso prova que as práticas da loja de aplicativos do Google são ilegais e que eles abusam de seu monopólio para cobrar taxas exorbitantes, reprimir a concorrência e reduzir a inovação.

Ao longo do julgamento, vimos evidências de que o Google estava disposto a pagar bilhões de dólares para sufocar lojas de aplicativos alternativas, pagando aos desenvolvedores para abandonarem seus próprios esforços de loja e planos de distribuição direta e oferecendo acordos altamente lucrativos com fabricantes de dispositivos em troca de excluir concorrentes. lojas de aplicativos.

O The Verge recebeu uma declaração do vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google, Wilson White, dizendo que a empresa pretende contestar a decisão do juiz.

Planejamos contestar o veredicto. O Android e o Google Play oferecem mais opções e abertura do que qualquer outra plataforma móvel importante. O teste deixou claro que competimos ferozmente com a Apple e sua App Store, bem como com lojas de aplicativos em dispositivos Android e consoles de jogos. Continuaremos a defender o modelo de negócios Android e permaneceremos profundamente comprometidos com nossos usuários, parceiros e com o ecossistema Android mais amplo.

Caso a decisão do juiz seja mantida, é provável que diversos jogos passem a ter seu próprio sistema de cobrança para os jogadores adquirirem recursos, serviços e itens dentro do aplicativo.