No mundo dos smartphones, a competição está sempre pegando fogo. Recentemente, a Apple perdeu o topo para a Samsung, que agora é a maior empresa do mercado mundial em volume de vendas. A Apple já vinha em queda também no Brasil, conforme analisado mês a mês pelo Oficina da Net, e agora isso tem sido refletido também em âmbito mundial, onde a Samsung tem dominado a maior parte dos mercados.

Apple começa 2024 em queda e Samsung dominando

A Apple perdeu o topo porque vendeu 10% a menos de iPhones no primeiro trimestre de 2024. Isso mostra que as vendas estão caindo e que o mercado está mudando. Empresas chinesas, como a Xiaomi, estão crescendo rapidamente e desafiando as grandes empresas americanas e sul-coreanas.

A Xiaomi está se destacando, com um aumento de 34% nas vendas. O crescimento da gigante chinesa tem acontecido não só porque a empresa costuma produzir bons smartphones, mas também porque estão entrando em novos mercados, como carros elétricos, por exemplo. Isso tem ajuda a empresa a ganhar espaço num mercado tão acirrado e competitivo.

Galaxy S24 Plus, um dos últimos grandes lançamentos da Samsung. Fotógrafo: Nicolas Muller
Galaxy S24 Plus, um dos últimos grandes lançamentos da Samsung. Fotógrafo: Nicolas Muller

Enquanto isso, a Samsung, mesmo com o lançamento do Galaxy S24, viu uma pequena queda de menos de 1% nas vendas em relação ao ano passado. Mesmo assim, eles conseguiram conquistar 23% do mercado, superando a concorrência e voltando a ser a líder global de smartphones.

Mercado voltando ao normal após a pandemia

A queda nas vendas de iPhones é importante porque o mercado de smartphones está crescendo bastante. Com um aumento de 7,8% nas vendas globais de celulares, o mercado está se recuperando depois de um tempo difícil, como a pandemia da covid-19, iniciado em 2020.

Um ponto chave é a China, que é um mercado muito importante. A Apple está tendo dificuldades para vender na China por causa da concorrência forte de empresas locais e de políticas do governo. O retorno de empresas como a Huawei, com seu próprio sistema operacional e chip feito na China, está aumentando a competição e afetando as vendas da Apple.

Para a Apple, manter seu lugar vai ser um desafio. Eles têm muitos fãs e uma boa reputação, mas a concorrência está ficando mais forte e os consumidores estão mudando.