Em 2007, a Apple lançou o seu primeiro iPhone. E desde então, muitos modelos já foram lançados, sendo que atualmente, estamos na linha iPhone 14. No total, já houve o lançamento de 38 iPhones em 15 anos, e a cada ano que passa, aumenta ainda mais esse número de modelos.

Entretanto, como todos sabemos, por mais que tenha qualidade, o iPhone nunca consegue ser perfeito e agradar 100% dos usuários. Inclusive, existem alguns modelos que são considerados grandes fracassos da Apple.

E de forma a te manter longe desses aparelhos, confira abaixo, 5 dos piores iPhones de todos os tempos. Se liga na lista.

Os 5 piores iPhones de todos os tempos

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira a lista dos piores iPhones já lançados pela Apple:

1. iPhone 4

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

O iPhone 4 introduziu um design totalmente novo que se afastou das curvas do iPhone original, do iPhone 3. Ele tem laterais e bordas planas de aço inoxidável no iPhone 4. A Apple também moveu a antena de celular para o exterior através da estrutura de aço inoxidável, e quando você a segurava em sua mão, ela cobria a antena e resultava na perda de sinal.

Isso tomou uma proporção tão grande, que Steve Jobs fez um anúncio especial para discutir o problema, e por vezes, dizia aos proprietários do telefone: "você está segurando errado". Isso não foi bem aceito pelos usuários, e a Apple acabou admitindo que era uma falha de design e ofereceu capas gratuitas para ajudar a aliviar o problema.

Assim, enquanto o iPhone 4 trouxe novos recursos revolucionários, como o Retina Display e a câmera de 5MP, ele também foi prejudicado por toda a controvérsia do antennagate. Afinal, de que adianta um iPhone se você não pode fazer chamadas com ele devido ao modo como você o está segurando?

2. iPhone 5c

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Se há uma coisa pela qual a Apple não é conhecida, é por ser barata. Contra isso, a poderosa criou o iPhone 5c. O mesmo era pra ser uma opção "econômica". As cores neon foram uma tentativa de tornar o dispositivo mais "divertido" e atraente para um público mais amplo. Como a Apple disse, o iPhone 5c era "de plástico".

Na ocasião, ele era vendido por um pouco menos que o celular top iPhone 5S. Por isso, não valia a pena deixar de comprar o 5S, e ficar com o 5c. Até porque, esse último parecia muito frágil por contado do plástico. As capas de proteção também foram um lançamento péssimo. Com todas as escolhas terríveis feitas com o iPhone 5c, não é de admirar que ele tenha fracassado tanto.

3. iPhone 6 e iPhone 6 Plus

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple
O iPhone 6 era muito semelhante ao iPhone 4. E ele trouxe uma nova era de design do iPhone. Mas na busca da Apple pelo telefone mais fino possível, surgiu uma nova controvérsia: o bend-gate. Como o iPhone 6 usava alumínio da série 6000, ele deveria ser fino e leve. Mas faltava suporte ao redor do quadro, principalmente em torno dos botões na borda.

Não demorou muito para os proprietários do iPhone 6 descobrirem que ter o dispositivo em seus bolsos enquanto estavam sentados poderia aplicar força suficiente para dobrar o chassi. E, infelizmente, o alumínio não volta à forma uma vez dobrado, ao contrário de outros materiais como o plástico.

O surpreendente é que a Apple estava ciente de que isso poderia ser um problema, mas lançou o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus nesse estado de qualquer maneira. Testes internos foram feitos, e os engenheiros da Apple calcularam que o iPhone 6 era 3,3 vezes mais propenso a dobrar do que seu antecessor, o iPhone 5s, e o iPhone 6 Plus era 7,2 vezes mais provável.

4. iPhone SE (2022)

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

O iPhone SE original era único e apelava para um grupo muito seleto de usuários que desejavam um iPhone pequeno para a facilidade de uso com uma mão. O tamanho da tela de 4 polegadas era perfeito e realmente o último de uma era.

A Apple reviveu o iPhone SE em 2020 com a 2ª geração, mas ao invés de ter aquela clássica tela de 4 polegadas, o iPhone SE era um pouco Franken-phone. Ou seja, um aparelho que nada tinha de diferente, e só pegava um pedaço de cada lançamento anterior. Nesse caso, ele reciclava o chassi do iPhone 8, mas tinha o chip A13 Bionic do iPhone 11. E isso, também permitia usar uma única lente para imagens do modo Retrato, como no iPhone XS e iPhone XR.

Em 2022, a Apple lançou o iPhone SE de 3ª geração. Ele mantém o corpo do iPhone 8, com o chip do A15 da linha iPhone 13, e agora tem conectividade 5G. Embora o iPhone SE de 3ª geração não seja um dispositivo ruim, ele parece desnecessário.

Pelo menos o modelo de 2ª geração foi atraente por causa do valor que ofereceu, mas o iPhone SE (2022) simplesmente não tem o mesmo valor por conta da alta de preço. Ele também ainda tem o mesmo corpo antigo do iPhone 8 e especificações ligeiramente aumentadas com o A15 e o 5G. E se você só queria o iPhone SE porque é um telefone pequeno, bem, há o iPhone 13 mini.

5. iPhone 14 Plus

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

As linhas iPhone 12 e iPhone 13 foram ótimos lançamentos da Apple, pois havia um iPhone para todos os gostos. E agora, aqueles que preferem smartphones menores podem adquirir um iPhone 14 de 6,1 polegadas, ou o iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas. Ainda há o iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas e agora, o iPhone 14 Plus.

O iPhone 14 Plus é igual ao iPhone 14. O que muda entre eles, é o tamanho. Você ainda tem o A15 Bionic de última geração, apenas uma câmera principal de 12MP ao invés de 48MP nos modelos Pro, um entalhe ao invés do Dynamic Island, sem tela ProMotion de 120Hz e apenas até 512GB de armazenamento. A única vantagem é o seu design de alumínio mais leve do que o aço inoxidável do Pro.