Não é segredo para ninguém que há muito tempo, os usuários do iPhone esperavam por novidades na nova linha de aparelhos, em especial quando se fala no entalhe da câmera. E finalmente, após cinco anos do entalhe, a mais recente linha de iPhone 14 Pro da Apple finalmente trouxe a tão aguardada atualização de design. Agora o topo do display abriga o novo recorte em forma de pílula, oficialmente chamado de Dynamic Island (Ilha Dinâmica).

Mas o que a Dynamic Island da Apple realmente faz? Como é diferente do entalhe no iPhone 13 Pro? E o mais importante, vale a pena pegar o iPhone 14 Pro? Abaixo, vamos te contar todos os detalhes sobre a Dynamic Island.

Afinal, o que é o recurso Dynamic Island da Apple?

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

A Dynamic Island é o nome do novo recorte em forma de "pílula" no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Infelizmente, ele não está presente no iPhone 14 e iPhone 14 Plus, os quais ainda vêm com o bom e velho entalhe.

À primeira vista, você pode pensar que o recorte está lá apenas para a estética. E embora essa seja uma das razões, ele é realmente bastante funcional. Para começar, o recorte abriga um novo sensor de câmera frontal f/1.9 de 12MP com foco automático e um desempenho de 38% melhor com pouca luz.

Emparelhado com o novo algoritmo de imagem chamado Motor Fotônico, o iPhone 14 Pro agora pode aplicar o processamento Deep Fusion da Apple a imagens não compactadas. Tudo isso combinado, ajuda a tornar as cores mais brilhantes e reter mais detalhes em suas selfies.

Mas talvez a coisa mais impressionante sobre o recurso Dynamic Island da Apple é como ele pode se transformar em diferentes formas para exibir todos os tipos de informações importantes. Por exemplo, quando você colocar seu telefone em silêncio, conectar seus AirPods, acessar o Face ID ou conectar o carregador, a Ilha se expandirá e exibirá a atividade e, em seguida, voltará ao normal.

Além disso, se houver uma atividade de fundo em andamento, como uma chamada, lista de reprodução, podcast ou temporizador, o recorte permanecerá expandido até que termine. Você pode tocá-lo para ir ao aplicativo ou pressioná-lo para explorar opções, permitindo assim, uma melhor multitarefa.

Por exemplo, se você receber uma ligação enquanto percorre seu feed do Instagram, o recorte se expandirá para mostrar quem está ligando e a opção de aceitá-la ou negá-la. Uma vez que você aceitar a chamada, o recorte ficará expandido durante a chamada. Você pode pressionar o recorte para acessar várias opções para desligar a chamada, mudar para o FaceTime, e muito mais.

Da mesma forma, se você estiver ouvindo música enquanto lê um e-book, você pode pressionar o recorte para ver opções para pausar, pular, ou ir para uma parte específica da música. E se houver várias atividades em andamento no segundo fundo, a Dynamic Island do iPhone 14 Pro formará uma nova bolha circular ao lado do recorte em forma de pílula.

E o melhor: Tudo isso sem sair do aplicativo em que você está.

A Dynamic Island é melhor que um recorte de furo?

Crédito: Divulgação/Apple
Crédito: Divulgação/Apple

Sim, a Dynamic Island do iPhone 14 Pro é realmente mais perceptível e intrusiva ao assistir vídeos ou jogar jogos. Do ponto de vista estético, o recorte de furo é superior, porque é mais limpo e fácil de esquecer. Dito isto, o que a Dynamic Island da Apple não tem em estética, compensa em funcionalidade.

À medida que mais desenvolvedores ajustam seus aplicativos para usar o novo recorte, a funcionalidade desta Dynamic Island seguirá melhorando. E mesmo que um fabricante de telefones Android tente copiar esse design, replicando-o com a mesma fluidez e sucesso que a Apple, isso é quase que improvável.

Por que? Os desenvolvedores de aplicativos não podem ajustar seus aplicativos de acordo com todos os tipos de telefones Android. Por outro lado, fazer isso é muito mais simples e fácil em iPhones, dado o software proprietário do iOS. É isso que torna a Dynamic Island da Apple tão especial, e por isso você deve considerar a compra do iPhone 14 Pro.

Dynamic Island é a nova cara do iPhone

Crédito: Divulgação/Apple
Crédito: Divulgação/Apple

A Dynamic Island no iPhone 14 não é um grande upgrade sobre o entalhe, mas está longe de ser algo supérfulo. As animações fluidas ao redor do recorte em forma de pílula compõem seu grande tamanho, facilitando assim, a verificação de informações e multitarefas.

Isso não significa que a multitarefa agora seja mais fácil em iPhones do que em telefones Android. No entanto, a execução da Dynamic Island pela Apple é tão perfeita que você não precisa abrir o painel de notificação com frequência, e o recorte parece uma escolha de design interessante.