Se você quer salvar um vídeo do YouTube que está assistindo, ou quer mostrar a alguém um problema que você está tendo em seu computador, é muito simples fazer um vídeo da sua tela a partir de um Mac.

Inclusive, você pode até gravar áudio, mostrar os cliques do mouse e muito mais. Além disso, o Mac permite gravar toda a sua tela, ou somente uma parte dela. E o melhor: independente da versão do Mac que você tem, é possível gravar a sua tela.

Ademais, você também pode gravar uma tela, a partir do programa QuickTime. Diante disso, confira abaixo, todos os procedimentos disponíveis e o passo a passo.

Como tela gravar a tela do Mac com atalhos de teclado

Para gravar sua tela em um Mac, pressione as teclas Command + Shift + 5 no teclado. Em seguida, selecione os botões Gravar toda a tela ou gravar partes selecionadas na barra de ferramentas pop-up que aparece na parte inferior da tela. Por fim, clique em Gravar.

  1. Pressione o Comando + Shift + 5 teclas no teclado. Isso abrirá a barra de ferramentas de captura de tela na parte inferior da tela.
  2. Em seguida, selecione Gravar a tela inteira ou gravar a porção selecionada. O quarto botão após o "x" permitirá gravar toda a tela. O 5º botão permitirá gravar uma parte selecionada da tela. Você pode ver o que cada botão faz pairando seu mouse sobre cada ícone. Se você optar por gravar uma parte da tela, verá uma caixa com linhas pontilhadas aparecer em sua tela. Em seguida, você pode clicar e arrastar as bordas da caixa em torno do que você quer gravar.
  3. Em seguida, clique em Gravar. Você verá isso no lado direito da barra de ferramentas.
  4. Por fim, clique no ícone quadrado em círculo na parte superior da tela do Mac para parar de gravar. Alternativamente, você também pode pressionar Command + Control + Esc para parar de gravar.

Nota: Se você quiser gravar sua voz ou áudio durante a gravação da tela, clique no botão Opções na barra de ferramentas de captura de tela.

A partir daqui, você também pode escolher onde salvar sua gravação, definir um temporizador antes de sua gravação começar e mostrar seus cliques do mouse no vídeo.

Se você tem um Mac mais antigo, ou os atalhos de teclado não funcionam para você, você também pode gravar sua tela usando o aplicativo QuickTime. Abaixo, veja como.

Como gravar a tela do Mac usando o QuickTime

Para gravar sua tela em um Mac, abra o aplicativo QuickTime e clique em Arquivo na barra de menu na parte superior da tela. Em seguida, selecione Nova gravação de tela e clique no botão vermelho na janela pop-up.

  1. Abra o aplicativo QuickTime Player. Este é um aplicativo que vem pré-instalado em computadores Mac. Se você não vê-lo em sua pasta Aplicativos, você pode baixá-lo aqui.
  2. Em seguida, clique em Arquivo. Você verá isso na Barra de Menus da Apple na parte superior da tela.
  3. Em seguida, selecione Nova gravação de tela. Isso abrirá a janela de gravação de tela.
  4. Clique no botão vermelho para começar a gravar sua tela. Você pode clicar em qualquer lugar da tela para gravar toda a tela. Você também pode arrastar para selecionar para gravar uma determinada área e, em seguida, selecionar Iniciar gravação dentro dessa área.

    Se você também quiser gravar áudio, clique na seta ao lado do círculo vermelho e escolha um microfone para usar.

  5. Clique no botão círculo preto na barra de menu para parar de gravar. Alternativamente, você também pode pressionar Command + Control + Esc para parar de gravar.

Depois de pressionar stop, o QuickTime abrirá a gravação de vídeo automaticamente. Em seguida, você pode optar por reproduzir, editar ou compartilhar a gravação. Você também pode salvá-lo clicando em Arquivo > Salvar no menu QuickTime ou pressionando as teclas Command + S.

Capturar tela do Mac

Você pode querer capturar parte da tela em seu Mac - talvez um menu de um restaurante que você quer visitar ou uma parte de um site - para compartilhar com outra pessoa. Ou talvez queira gravar um vídeo da tela do seu Mac. Ambas as tarefas são muito fáceis, então vamos mostrar como.

Para capturar uma captura de tela de todo o display:

  • Toque em Shift + Command + 3.
  • Encontre a imagem no desktop do seu Mac.

Para capturar apenas uma parte da tela em seu Mac:

  • Toque em Shift + Command + 4.
  • Encontre a imagem na área de trabalho do seu Mac.