Tanto o iPad Pro, quanto o MacBook Pro, da Apple são utilizados para fazer as mesmas tarefas. Em suma, você pode usar os dois para navegar na internet, realizar compras online, enviar e-mails, bem como editar vídeos ou jogar jogos.

Mesmo assim, o iPad Pro e o MacBook Pro possuem finalidades distintas. Em suma, a maioria dos usuários pode esperar um bom funcionamento de qualquer um desses dispositivos no seu uso diário.

Entretanto, existem situações em que um dispositivo se sobressai sobre o outro. Diante disso, confira abaixo, tudo o que você precisa saber antes de comprar um iPad Pro ou MacBook Pro.

iPad Pro vs MacBook Pro: qual a diferença?

Informações principais

iPad Pro MacBook Pro
Leve, portátil, e versátil; Interface pode ser confusa;
Possui uma tela sensível ao toque com suporte ao Apple Pencil; Sem tela sensível ao toque;
Tem uma interface simples e intuitiva; Muita personalização;
Multitarefa é possível, mas restrito; Ótimo para multitarefa;
Suporte limitado para dispositivos externos e displays. Ótimo gerenciamento de arquivos.

Em suma, o iPad Pro e o MacBook Pro são muito parecidos em muitos pontos. Inclusive, o Teclado Mágico da Apple para o iPad Pro, bem como a adição de suporte ao mouse para iPadOS, faz com que você possa usar o iPad Pro possa ser usado como um MacBook.

Além disso, o MacBook Pro está migrando para o Apple Silicon. Dessa forma, unifica o design do processador em todos os produtos da Apple. Por outro lado, você não consegue transformar um MacBook Pro em um tablet.

E ai está um detalhe importante: você pode usar um iPad Pro em uma mesa, parado em um ônibus, ou ainda, deitado na cama. Enquanto isso, o MacBook Pro só pode ser usado em uma superfície plana. Apesar disso, ele ganha em personalização.

Ou seja: um MacBook Pro pode rodar mais software, porque pode acessar aplicativos fora da sua própria App Store. Você pode achar opções que no iPad você não encontrará. O MacBook Pro também pode se conectar a vários dispositivos externos ao mesmo tempo.

Facilidade de uso e versatilidade

Em suma, você pode utilizar um iPad por achar mais confortável. Inclusive, pode inseri-lo em uma base. Se você desejar mudar de tablet para notebook, você pode usar o teclado mágico e começar a digitar.

O MacBook Pro da Apple, que usa o macOS, tem um sistema operacional muito simples, em comparação com o Windows. Em suma, ele é acessível, e a Apple usou as lições aprendidas com o iOS, para criar o macOS.

Mesmo assim, o macOS relembra a linhagem do Mac OS original criado em 1984. A Apple o criou para o uso em uma mesa com teclado e mouse, por pessoas conhecendo computadores domésticos. O MacBook sempre terá um sistema mais complexo que o iPad. Sendo assim, você só poderá considerar isso algo negativo, se estiver em busca de um sistema mais simples.

Multitarefa

Tanto o iPad Pro quanto o MacBook Pro suportam multitarefa. Mas obviamente, o MacBook Pro é o favorito. A multitarefa do iPad não é muito desenvolvido. Você pode abrir dois aplicativos lado a lado. Entretanto, estará operando praticamente no limite do aparelho.

O MacBook Pro não possui limite no número de apps que você pode abrir, usar e minimizar. Além disso, você pode abrir vários vídeos simultaneamente.

Além disso, o suporte ao display externo do iPad Pro é bastante limitador. Você pode conectá-lo a um display externo, entretanto, o iPad Pro só vai espelhar a sua tela. Por outro lado, os MacBook Pros podem esticar o espaço de exibição utilizável para pelo menos uma tela externa e trabalhar com diversos aspectos e resoluções.

Touchscreen e Suporte ao Apple Pencil

Detalhe óbvio: Todo iPad Pro possui uma tela sensível ao toque, e suporte ao Apple Pencil. Por outro lado, nenhum MacBook Pro tem. Para a maioria das pessoas, a "caneta" é algo convenientes, e para outros, é algo alternativo, criativo e detalhista. Sendo assim, um iPad Pro com um Apple Pencil é uma excelente ferramenta de criação digital.

Enquanto isso, um proprietário de um MacBook Pro, que busca recursos semelhantes, precisa comprar um tablet de desenho específico, como um Wacom Cintiq 22 - ou seja, muito mais caro que um iPad Pro. Apesar disso, a configuração wacom só é adequada para o uso em uma mesa em um estúdio. Sendo assim, para um artista, uma Apple Pencil faz toda a diferença.

Personalização

Em suma, o MacOS é bastante complexo, porém suporta uma longa personalização. Ou seja, existem muito mais opções acessíveis em um MacBook Pro que um iPad Pro. Por exemplo:

  • Resolução ou proporção de um display interno ou externo;
  • Configurações do diretório de arquivos;
  • Importantes configurações de impressora ou scanner;
  • Alto gerenciamento de energia, como wake on LAN ou nível crítico de bateria;
  • Instalação de aplicativos não adquiridos na App Store.

O iPad Pro não suporta muitos recursos, ainda mais aqueles relacionados a dispositivos externos. Por exemplo: Você não pode usar um iPad Pro como um servidor de arquivos.

Além disso, você pode até usá-lo com impressoras com fio. Entretanto, não é simples de configurar. Inclusive, o iPad Pro não suporta scanners externos. A App Store da Apple não aceita o software de virtualização, para que você não possa executar o Windows ou o Linux em um aplicativo de virtualização. Sendo assim, é importante considerar essa limitação antes de comprar um iPad.

Você não pode codificar um iPad

Outra limitação importante é que o iPad Pro não é uma ferramenta para programadores. Em suma, ele não suporta xcode, o ambiente de desenvolvimento integrado que a Apple oferta para os desenvolvimentos de aplicativos.

É muito irônico pensar, porque o Xcode é utilizado para desenvolver aplicativos para iPad. Entretanto, não há sinal de que a Apple planeje mudar de direção neste ponto. Além disso, você não pode usar o iPad Pro para executar outros ambientes de desenvolvimento de software.

Por outro lado, o iPad Pro pode ser usado para acessar a Internet, para acessar ferramentas online como o GitPod. Em suma, essas ferramentas não serão suficientes para satisfazer a maioria dos programadores. Ou seja, será necessário outro dispositivo.

iPad Pro vs MacBook Pro: qual o melhor?

Em suma, a escolha entre o iPad e o MacBook Pro vai depender muito do uso que você vai ter. Se você precisar usar para rodar programas e ferramentas mais pesadas, o MacBook sem dúvida é a melhor escolha. Por outro lado, se você tiver um uso esporádico, sem grandes necessidades, o iPad pode ser um bom candidato.

O iPad Pro é muito intuitivo, e simples de usar, e útil para muitos usuários. Um artista digital poderá usá-lo de forma diferente de um cinegrafista, que também utilizará o mesmo de forma diversa a um gamer. Entretanto, todos eles verão o iPad Pro como simples.

Por outro lado, o MacBook Pro é bastante complexo, e personalizável. Você pode alterar os seus recursos de forma a realizar atividades específicas que o iPad não pode fazer. Em suma, você pode usá-lo para criar e guardar arquivos, criar um app para iPhone ou iPad, bem como usar para trabalhar.