A confirmação do novo iPad Pro 2021 (5ª geração) foi oficializada pela Apple, e já se sabe muito sobre o tablet dA próxima geração, incluindo a data de lançamento em maio deste ano. A Apple revelou muito no seu evento de 20 de abril, além de informações sobre o apple AirTags, o lançamento do novo iMac e do iPhone 12 roxo. E no que o iPad Pro 2021 se diferencia do modelo de 2020?

Há algumas grandes atualizações, e a maior é provavelmente a inclusão do chip M1, que já impressionou nos MacBooks e no novo iMac 2021. Primeiramente podemos esperar que uma fonte de energia "top-end"neste novo modelo de iPad Pro.

Além disso, a variante maior (12,9 polegadas) possui tecnologia de exibição extremamente melhorada, bem como com uma tela Liquid Retina XDR. Há uma variedade de outros upgrades em ambos os modelos do iPad Pro 2021, e abaixo você encontrará todos os detalhes que você precisa saber antes do grande lançamento.

Tudo sobre o iPad Pro 2021

Tela do iPad Pro 2021

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

Existem dois novos modelos de iPad Pro, nos mesmos tamanhos dos modelos atuais (11 e 12.9 polegadas). Entretanto, o maior modelo é o que realmente chama atenção. Ele possui uma tela LED (a Apple chama de tela 'Liquid Retina XDR').

Assim como a tecnologia OLED, essa tecnologia é usada nas TVs, essa espécie de mini LED tem relações de contraste muito melhores do que a tela atual Retina Liquid do Ipad Pro.

A Apple diz que a tecnologia do mini LED do iPad Pro de 5ª geração oferece "experiência de visualização cinematográfica móvel incomparável para conteúdo HDR e Dolby Vision". Ela também permite que você edite conteúdo em HDR verdadeiro. Esse é um grande salto tecnológico.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

Enquanto a tela do iPad Pro 2020 é composta por 72 LEDs e oferece um brilho médio de 559 nits, o novo iPad Pro 12.9in tem um display composto por 10.000 Mini LEDs, o que garante um brilho em tela cheia de 1000 nits e um brilho máximo de 1600 nits. Já o iPad Pro de 11 polegadas usa um estom LCD Liquid Retina, que é muito semelhante ao display do iPad Pro 2020.

Design do iPad Pro 2021

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.
Embora a tela possa ser totalmente nova, o design do iPad Pro não mudou muito, e isso não é ruim. O iPad Pro 2021 é tão elegante quanto seus antecessores, com uma moldura estreita e um chassi de alumínio fresado. Com ele você joga e assiste a conteúdos em vídeo ainda mais imersivos.

O iPad de 12,9 polegadas é cerca de 0,5 mm mais grosso que a geração anterior (6,4 mm contra 5,9 mm) para acomodar seu painel Mini-LED de ponta. Ele também possui quatro alto-falantes e um novo conjunto de microfones que a Apple descreve como o "melhor de todos os tempos".

O iPad Pro 2020 possui uma conexão USB-C, mas os novos modelos aumentam a aposta com uma porta UBS Apple Thunderbolt. Há também o USB-C com suporte para USB4, o que deve tornar as transferências de dados mais rápidas - úteis ao mover vídeo em 4K entre dispositivos.

Há rumorres de que a Apple estaria testando seu próprio conector MagSafe para o iPad, mas isso não deve acontecer no dispositivo deste ano.

Poder de processamento do iPad Pro 2021

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

Embora o iPad Pro de 5ª geração possa parecer quase idênticos aos modelos de 2020, este dispostitivo é muito mais poderoso graças à presença do chip M1 da Apple. De fato, a Apple afirma que o chip "entrega CPU 50% mais rápido" e desempenho gráfico "40% melhor" em comparação com o processador A12Z Bionic do iPad Pro 2020.

A Apple parou de usar chips da Intel no ano passado. Com essas melhorias de hardware em conjunto com o software, a Apple está conseguindo otimizar muito o desempenho de seus equipamentos.

Como resultado, o chip M1 no novo iPad Pro é o mesmo M1 que você encontrará no MacBook e no iMac. A memória RAM recebe um upgrade para 16MB nos modelos de armazenamento de 1TB e 2TB, enquanto os modelos de 2020 têm 8GB de RAM. A Apple também alega que o novo processador também traz "acesso ao armazenamento 2x mais rápido".

Bateria do iPad Pro 2021

Além disso a empresa garante que a bateria do iPad Pro durará "o dia todo" graças ao eficiente chip M1. Como previsto, o iPad Pro 2021 também será o primeiro iPad a suportar o 5G. A conectividade de alta velocidade pode ser útil para aqueles que trabalham remotamente.

Câmeras do iPad Pro 2021

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

O novo iPad Pro tem uma câmera de selfie TrueDepth de 12MP com um campo de visão de 120 graus. O aprendizado de máquina fornece um novo recurso chamado "Centro do Palco", que rastreia você enquanto você se move, e até amplia quando outras pessoas entram na cena.

Falando em câmeras, a câmera LiDAR da Apple agora suporta Smart HDR graças ao processador M1. Isso deve tornar mais fácil criar efeitos especiais de tela verde no estilo hollywoodiano.

Por fim, os modelos de 11 e 12,9 polegadas estão disponíveis com um impressionante armazenamento de 2TBs - espaço suficiente para armazenar cerca de 220 horas de conteúdo de vídeo em 4K HDR. Faz sentido - o novo iPad Pro é muito voltado para quem cria, edita e revisa vídeo HDR.

Acessórios

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

O iPad Pro 2021 é compatível com acessórios profissionais como o Magic Keyboard e o Apple Pencil, que oferecem ainda mais maneiras para trabalhar com designe e prodiutividade em geral. Esses acessórios versáteis são projetados para levar seu trabalho e sua criatividade para o próximo nível.