Diversos rumores já têm sido ventilados na rede sugerindo não somente os detalhes dos próximos smartphones dobráveis da Samsung, como também o seu provável lançamento. Depois do lançamento do Galaxy S21 fora do tradicional cronograma da gigante sul-coreana, parece que os Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 2 também serão anunciados mais cedo do que normalmente é.

De acordo com a The Elec, uma agência de notícias da Coréia do Sul, a Samsung está programando o lançamento desses modelos para o próximo verão, isto é, em julho. Essa mudança no cronograma parece ser mais do que uma simples estratégia de mercado para concorrer com outros modelos, como o Mi Mix Fold anunciado recentemente.

Além disso, essa pode ser uma boa jogada contra a Apple, rival de mercado que diretamente tem ameaçado e muitas vezes superado o números de vendas da Samsung. A gigante de Cupertino já anunciou que está com alguns problemas para o desenvolvimento de seus dispositivos por conta da crise no mercado de semicondutores, diferente da Samsung que até tem se saído bem e mostrado alguma vantagem em relação a sua concorrente.

Mas a fonte sugere também que, as alterações na data de lançamento desses novos dobráveis estão relacionadas com o cancelamento do Galaxy Note 21 neste ano. Para não ficar um buraco entre os lançamentos de smartphones premium/topo de linha, a empresa quer compensar os seus fãs com o adiantamento de algumas linhas importantes do portfólio da empresa.

Leia também:

O que esperar do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 2?

De acordo com os rumores mais recentes, a chegada desses dois novos modelos dobráveis estão relacionadas em grandes novidades sobre tela, autonomia e design. Em comparação com seu antecessor, por exemplo, o Galaxy Z Fold 3 terá uma tela externa menor, mas com taxa de atualização de 120Hz e uma bateria de 4380 mAh.

Além disso, tem sido especulado que o Z Fold 3 será o primeiro dobrável da empresa a ser integrado com a caneta S Pen, acessório que até então era exclusivo dos tablets e da linha Note nos smartphones, mas hoje já pertence também à linha S.

O Galaxy Z Flip 2 tem design e configurações mais modestas. Por se tratar de um modelo com mecanismo mais simples e de uma tela apenas, a bateria esperada é de 3200 mAh, o que é relativamente suficiente para um modelo assim.

De qualquer forma, parece que a Samsung quer surpreender os seus fãs com o lançamento do Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 2, e se tudo sair como planejado, parece que a empresa terá a chance de cimentar ainda mais a sua posição no mercado de smartphones dobráveis, principalmente porque a LG anunciou encerramento de seu negócio de smartphones.