O iPhone e o iPad finalmente ganharam a atualização estável do iOS 15.3 e iPadOS 15.3. O update do sistema operacional chega duas semanas depois da disponibilização das versões 15.2.1 e o motivo da rapidez são correções de segurança.

Infelizmente não houve a chegada de novos recursos com o iOS 15.3, somente correções de bugs e melhorias ocultas. A correção mais notável foi voltada para uma vulnerabilidade do Safari que poderia vazar o histórico de navegação e dados de ID do Google para os sites visitados.

Falha de segurança no Safari

O erro do Safari citado acima foi descoberto pela primeira vez pelo site fingerprintjs, onde foi detalhado como os sites poderiam utilizar o exploit encontrado no IndexDB (uma API Javascript utilizada para armazenar dados) para acessar URLs visitadas recentemente por um usuário e até conseguir o ID do Google e dados pessoais relacionados. Felizmente essa vulnerabilidade foi corrigida no iOS 15.3 e no iPadOS 15.3.

Veja outras correções:

  • Erro de retransmissão privada do iCloud
    No iOS 15.3 a Apple corrigiu o palavreado das mensagens de erro do iCloud Private Relay eram entregues.
  • Patch do Webkit
    Outra correção aplicada pela nova atualização foi um patch do Webkit que poderia levar à execução arbitrária de código.
  • Notas de lançamento do iOS 15.3
    A Apple informou somente que o iOS 15.3 "inclui correções de bugs e atualizações de segurança para seu iPhone e é recomendado para todos os usuários."

Como baixar o iOS 15.3 agora

Para baixar o iOS 15.3 em seu iPhone, basta ir em Configurações > Geral > Atualização de software. Feito isso, será possível ver o iOS 15.3 para baixar e instalar.

macOS Big Sur 11.6.3, tvOS 15.3 e mais

Além do macOS 12.2, a Apple também disponibilizou hoje uma atualização de segurança para o macOS Big Sur 11.6.3 (compilação 20G415) e para o Catalina 10.15.7 (19H1713).

Para os Apple Watch, a atualização corrige um problema que fazia com que alguns carregadores não funcionassem como esperado. Por fim, junto ao tvOS 15.3, a Apple também está liberando o Software do HomePod 15.3 .

Fonte: 9to5mac, macworld