Os servidores DNS são uma ótima forma de garantir mais segurança para sua conexão online, com o bônus adicional de acelerar a velocidade da sua internet. O DNS (Domain Name System) é um protocolo que traduz os nomes de domínio que você insere em um navegador para os endereços IP necessários para acessar esses sites.

Seu ISP atribuirá servidores DNS sempre que você se conectar à Internet, mas nem sempre é a melhor escolha de servidor DNS disponível. Servidores DNS lentos podem causar um atraso antes que os sites comecem a carregar, e se o seu servidor às vezes cair, você não conseguirá acessar nenhum site.

Mudar para um servidor DNS público gratuito pode lhe garantir uma navegação mais responsiva e registros longos de 100% de tempo de atividade, o que significa que há muito menos chance de problemas técnicos.

Alguns serviços também podem bloquear o acesso a sites de phishing ou infectados, e alguns oferecem filtro de conteúdo muito úteis quando você tem crianças que compartilham o computador com você.

Mas é necessário ter cautela ao escolher um servidor DNS para seu mac, afinal, nem todos os provedores serão necessariamente melhores que seu ISP, mas para ajudar a apontar na direção certa, este artigo apresenta cinco dos melhores servidores DNS existentes.

1. Google Public DNS

Lançado em 2009, o serviço DNS público do Google é indiscutivelmente o serviço DNS mais popular atualmente. Alguns recursos avançados oferecidos aos usuários conseguem justificar sua popularidade.

O DNS público do Google oferece suporte para recursos de segurança como DNS sobre HTTPS (DoH) e DNS sobre TLS (DoT), ambos usados em várias plataformas para proteger as consultas feitas pelos usuários.

Ele também funciona com o protocolo IPv6 de última geração, que é o sucessor do IPv4. O DNS público do Google pode dar o tão necessário aumento de latência contra o qual seu ISP tem dificuldade, melhorando assim a velocidade de carregamento do site.


Endereço do servidor DNS IPv4

  • 8.8.8.8 (Primário)
  • 8.8.4.4 (Secundário)

Endereço do servidor DNS IPv6

  • 2001: 4860: 4860 :: 8888, 2001: 4860: 4860 :: 8844

2. Cloudflare (1.1.1.1)

O Cloudflare tem uma das maiores redes de entrega de conteúdo (CDN) que é usada por muitas pessoas no mundo todo. Em 2018, a Cloudflare lançou sua DNS gratuita, chamado 1.1.1.1.

É considerado um dos servidores DNS mais rápidos da Internet no que diz respeito à latência, um fator essencial a ser considerado na resolução de nomes de domínio. Suporta DoH, DoT e DNSSEC. O DNS público tem uma versão para famílias que, entre vários recursos, vem com uma ferramenta de controle dos pais integrado para bloquear conteúdo adulto.

Endereço do servidor DNS IPv4

  • 1.1.1.2 (Primário)
  • 1.0.0.2 (Secundário)

Endereço do servidor DNS IPv6

  • 2606: 4700: 4700 :: 1112, 2606: 4700: 4700 :: 1002

3. OpenDNS

A OpenDNS foi fundada em 2005 e agora é propriedade da Cisco. O serviço gratuito oferece muitos benefícios: alta velocidade, 100% de tempo de atividade, sites de phishing bloqueados por padrão, filtragem da Web opcional do tipo controle dos pais para bloquear sites adultos, junto com suporte gratuito de e-mail.

Os planos comerciais permitem a visualização de um histórico de sua atividade na Internet até o último ano e podem, opcionalmente, bloquear seu sistema, permitindo o acesso apenas a sites específicos. Esses não serão recursos obrigatórios para o usuário médio, mas se você estiver interessado, você pode ter esses recursos pagando pela versão premium. E a grande vantagem é que o OpenDNS é bastante intuitivo e ideal para novatos, pois oferece instruções de configuração para PCs, Macs, dispositivos móveis, roteadores, entre outros.


Endereço do servidor DNS IPv4

  • 208.67.222.222 (Primário)
  • 208.67.220.220 (Secundário)

Endereço do servidor DNS IPv6

  • 2620: 119: 35 :: 35, 2620: 119: 53 :: 53

4. Quad9

O nome deste servidor DNS público já diz tudo, pois seu endereço IP é 9.9.9.9. O serviço DNS gratuito foi desenvolvido em conjunto pela Global Cyber Alliance, IBM e Packet Clearing House. O Quad9 tem como objetivo bloquear sites maliciosos para evitar ataques de phishing, por exemplo, enquanto você navega na web.

Para cumprir esse aspecto de segurança, a Quad9 alimenta seus sistemas com dados atualizados de vários provedores e fontes públicas. O serviço DNS público afirma que não armazena nenhum dado pessoal dos usuários.

O Quad9 suporta o protocolo DNSCrypt, que criptografa a conexão entre o dispositivo cliente e o servidor DNS para evitar ataques MITM. Além de um servidor DNS primário que permite a lista de bloqueio de domínio e validação de DNSSEC, o Quad9 também oferece um endereço de servidor DNS não seguro que pode ser usado para saber se o feed de ameaça Quad9 sinalizou um domínio legítimo como inseguro.

Por fim, o Quad9 fornece servidores DNS públicos que funcionam com endereços IPv4 e IPv6. Além disso, assim como o Google DNS, ele oferece suporte para recursos de segurança DNS sobre HTTPS (DoH) e DNS sobre TLS (DoT).

Endereço do servidor DNS IPv4

  • (Primário) 9.9.9.9
  • (Secundário) 149.112.112.112

Endereço do servidor DNS IPv6

  • 2620:fe::fe, 2620:fe::9

5. Comodo Secure DNS

O Comodo Secure conta com muitos servidores DNS globais. Ele fornece uma experiência de navegação na Internet muito mais rápida e melhor do que usar os servidores DNS padrão fornecidos pelo seu ISP.

Endereço do servidor DNS IPv4

  • 8.26.56.26 (Primário)
  • 8.20.247.20 (Secundário)