Em pleno ano 2021, a Apple segue como uma das principais empresas no mercado tecnológico, e isso inclui diversos segmentos, como software, hardware, smartphones, laptops, computadores, rastreadores, fones de ouvido e assim por diante. Mas como se não fosse o bastante, rumores surgem repentinamente sugerindo que a gigante de Cupertino esteja considerando entrar em um novo segmento, desta vez, a indicação é o mercado de consoles.

Já não é de hoje que ouvimos esse tipo de coisa ao redor do universo californiano da Apple. Mas se você está pensando que a empresa pode estar desenvolvendo um videogame para concorrer com os recém lançados PlayStation 5 e Xbox Series X/S, considere que a Maçã esteja olhando para o departamento portátil.

De acordo com o fórum coreano Clien, a Apple está considerando o desenvolvimento de um console híbrido e portátil como o Nintendo Switch. A informação ainda sugere que esse modelo seria alimentado por um novo processador que não faz parte das atuais famílias A da ou M-Series da Apple.

O chip será otimizado para ter um desempenho de GPU ainda mais eficaz, e tal projeto estaria sendo realizado com o apoio de algumas empresas já bem consolidadas no mercado de gamers, como a Ubisoft por exemplo.

Apple já esteve no mercado dos games

Vale lembrar que a empresa com sede em Cupertino já chegou a investir no mercado de videogames quando este ainda estava surgindo como uma opção de entretenimento. Batizado como Apple Bandai Pippin, o projeto foi produzido em 1990 em parceria com a Bandai, e se mostrou ser um grande fracasso, vendendo apenas 42 mil unidades de 100 mil produzidas.

Apple Bandai Pippin, console lançado em 1990 em parceria entre Apple e Bandai. (Imagem: Reprodução / Apple)
Apple Bandai Pippin, console lançado em 1990 em parceria entre Apple e Bandai. (Imagem: Reprodução / Apple)

A aceitação do público não foi tão positiva por conta de diversos defeitos de fabricação, o que fez com que eles desaparecessem do mercado rapidamente e afastando as produtoras de jogos cada vez mais distantes do projeto que se mostrava promissor. A última e mais recente tentativa da empresa do mercado de games foi a criação da plataforma Apple Arcade, um sistema que disponibiliza jogos famosos como NBA 2K21, Fruit Ninja, Sonic Racing, Pac-Man Party Royale entre outros.

Plataforma Apple Arcade. (Imagem: Reprodução / Apple)
Plataforma Apple Arcade. (Imagem: Reprodução / Apple)

Limitada ao mercado de software

Talvez para evitar um prejuízo grande, a Apple tem se preocupado em criar novas alternativas apenas na criação de sistemas e investido com cautela em produtos físicos. Os relatórios mais recentes têm comprovado que a companhia tem obtido bons resultados financeiros na distribuição de suas plataformas digitais como o Apple Arcade já citado, assim como o Apple TV+, por exemplo.

Ao lançar um novo produto sempre surgem desafios novos. Dito isto, a Apple parece pensar duas vezes antes de considerar entrar em um novo mercado. Um exemplo disso são os headphones AirPods Max. É verdade que a Maçã já tem presença no mercado de fones de ouvido, mas antes de investir em um produto mais robusto, a gigante californiana adquiriu a Beats, uma empresa que já oferecia um dos melhores produtos de headphones do mercado.

Concluindo, essa informação que sugere o desenvolvimento de um console portátil deve ser encarado no momento como um simples rumor. Ainda existe uma certa desconfiança, até porque a Apple não tem um histórico muito interessante no mercado de consoles.

Com informações de MacRumors.