A Apple continua revolucionando a sua cadeia de suprimentos e se tornando cada vez mais independente de fornecedores terceirizados. Depois de substituir os processadores Intel pelos chips M1 fabricados pela própria Maçã para os seus computadores, a companhia trouxe à tona o desenvolvimento de CPU e GPU para dispositivos móveis, que segundo expectativa, serão compatíveis com a rede 5G.

Esse assunto surgiu na rede há aproximadamente dois anos, e inicialmente, acreditava-se que a Apple traria seus primeiros iPhones com modems proprietários já em 2022, mas desde então muita coisa mudou. Um novo relatório divulgado pelo analista Ming-Chi Kuo revela que os modems 5G já estão em desenvolvimento, mas devem ser oficialmente anunciados "apenas em 2023".

Modem 5G já em desenvolvimento

Em dezembro do ano passado, a Apple confirmou que começou a trabalhar em um modem proprietário para seus dispositivos móveis. Mais tarde, a Apple também anunciou um investimento de 1 bilhão de euros para construir uma nova instalação de criação e desenvolvimento em Munique, na Alemanha. O principal objetivo da empresa com essa construção é desenvolver os chips 5G, além de explorar outras tecnologias.

Fábrica da Apple em Munique vai produzir os chips 5G e outras tecnologias sem fio. (Imagem: Reprodução / Apple)
Fábrica da Apple em Munique vai produzir os chips 5G e outras tecnologias sem fio. (Imagem: Reprodução / Apple)

Já não é de hoje que a Apple tem o desejo de controlar literalmente toda a pilha de hardware e software fornecido para seus produtos, mas dentre esse, o negócio de modems se mostrou bastante controverso. Uma disputa de patentes fez com que a Apple abandonasse a parceria com a Qualcomm, seu fornecedor de modems de longo prazo. Em resultado disso, a empresa optou por chips Intel de nível inferior em 2018, parceria que também não deu certo e obrigou a Intel a vender sua divisão de componentes para a Apple por US$ 1 bilhão em 2019.

Dito isso, a gigante de Cupertino precisou reatar sua relação com a Qualcomm. O iPhone 12, por exemplo, utiliza o modem X55 5G, e de acordo com documentos judiciais que estão em vigor até 2023, os iPhones 13 e 14 ainda receberão uma mistura de modems X65 e X70. Isso significa que só depois do fim deste contrato que a Maçã poderá de fato "andar com suas próprias pernas" no fornecimento de chips 5G.