Uma startup chamada Framework começou a oferecer recentemente a pré-venda de notebooks modulares. Sim, finalmente temos um notebook no qual podemos escolher as peças que se quer utilizar de acordo com a nossa necessidade. Há as opções de comprar um computador já montado (escolhendo as opções disponíveis no site) e adquirir um modelo DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo), onde a versão montada é obviamente mais cara.

Na versão DIY do Notebook, é possível optar por comprar uma máquina sem sistema operacional, unidade de armazenamento, memória RAM, adaptador de energia, placa Wi-fi e até adaptador de energia. Desta forma, a pessoa pode ter a liberdade de escolher por si mesma produtos específicos para instalar no laptop.

Embora haja bastante liberdade na escolha de opções para montar seu notebook, há peças padrão que não há como mudar como, por exemplo, a tela de 13,5" com resolução de 2256 x 1504, a webcam 1080p 60 FPS, a bateria de 55Wh e a carcaça de alumínio. Felizmente você pode escolher quais conexões o notebook terá e isso é possível graças a um sistema de cartão de expansão presente na máquina que permite a conexão de slots USB-C, USB-A, HDMI, DisplayPort e micro SD.

A Framework promete que irá disponibilizar mais opções de portas para seus notebooks no futuro. Além disso, há a opção de adicionar unidades de armazenamento extras através de SSDs removíveis com conexão USB-C. É possível também escolher o idioma do teclado que o notebook terá, e até mesmo, atualizar futuramente a placa mãe da máquina.

Imagem ilustrativa do notebook da Framework. Fonte: Framework
Imagem ilustrativa do notebook da Framework. Fonte: Framework

Lançamento e disponibilidade

No momento os notebooks da Framework estão em pré-venda com envio das primeiras unidades previsto para o final de julho de 2021. A compra está disponível somente para os EUA por enquanto, mas, daqui há algumas semanas o Canadá será incluído. A Europa e a Ásia entraram nas regiões para venda até o final deste ano.

A startup está pedindo somente um depósito de US$100 para garantir a produção do seu notebook. O restante do valor será cobrado assim que o notebook for enviado. Confira abaixo as especificações técnicas do notebook:

Especificações técnicas do notebook da Framework. Fonte: Framework
Especificações técnicas do notebook da Framework. Fonte: Framework

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!