Sabemos que anos após ano, os smartphones são lançados com uma agenda que se mantém, ou seja, a Samsung traz seus topos de linha, os demais fabricantes Android lançam seus smartphones ao longo do ano e no último trimestre a Apple traz o iPhone da vez, dizendo ser superior a todos os dispositivos já lançados.

Não vejo inverdade nisso, na realidade acontece dessa forma, após os novos iPhones chegarem, temos a nova leva de smartphones Android trazendo recursos e funções que vem para bater de frente com os novos iPhones, neste caso os iPhone 12, fechando o ciclo de lançamentos do ano.

Embora existam áreas onde a Apple fica devendo, os novos iPhones fazem com que o mercado de dispositivos Android se movimente, não apenas no quesito desempenho, mas também no design e contrução.

Design e contrução

Se há uma área em que os fabricantes Android poderiam aprender com a Apple e o iPhone 12, é na alta qualidade de seu design e construção, mesmo em dispositivos mais acessíveis.

Cada modelo do iPhone 12, do Mini ao Pro Max, tem uma série de recursos que você nem sempre vê em equivalentes Android. Todos eles possuem telas OLED de alta resolução, vidro super resistente graças a uma tecnologia de cerâmica, todos possuem classificação IP68, resistente a poeira e à água, todos eles têm um novo sistema de carregamento sem fio, denomiado MagSafe e mais...

Performance

Não podemos deixar de citar recursos relacionados ao desempenho, como o chip A14 Bionic, vale observar que mesmo os modelos do iPhone 11 do ano passado às vezes superavam smartphones com processador Qualcomm Snapdragon 865 presentes em vários dispositivos já lançados em 2020.

A Apple, não utiliza processadores de terceiros, ela projeta seus próprios processadores, e o A14 Bionic do iPhone 12. Sejam ou não verdadeiras as afirmações da Apple, estima-se uma velocidade de até 50% sobre os concorrentes, sua liderança é esperada, mas como já citei, isso vai até que a Qualcomm lance sua nova safra de processadores trazendo performance equivalente ou superior.

Como regra, os usuários do iPhone 12 podem esperar tratamento de primeira, não importa o modelo que comprem. Já para os dispositivos Android isso acaba não acontecendo, mas tem explicação, existem centenas de dispositivos no mercado e, mesmo que deixemos de lado os intermediários e básicos, sabemos que as coisas são diferentes.

Novos iPhone 12
Novos iPhone 12

Smartphones compactos e potentes

Embora tenha em meu circulo de amigos e colegas de bolso, uma preferência por smartphones grandes, eu mesmo sai do Galaxy S10e para o Galaxy S10 Lite, abrindo mão de recursos premium para ter mais bateria e tela maior, o mercado tem buscado smartphones menores. A Apple lançou o iPhone 12 Mini pensando nesse público, para dispositivos Android, isso ocorre com muito menos frequência.

O iPhone 12 Mini foi anunciado com tamanho menor que o iPhone SE, mas traz recursos que deixam muitos smartphones Android, quanto mais modelos compactos. Ele tem o mesmo chip A14, câmeras e carregamento MagSafe dos modelos maiores. A tela OLED presente no dispositivo tem resolução ligeiramente menor do que no iPhone 12 padrão. E como mencionamos antes, o design em comparação com versões maiores, não é sacrificado.

Carregamento sem fio

O sistema MagSafe da Apple, usa ímãs para alinhar o iPhone para carregamento sem fio, é o exemplo clássico de "por que ninguém pensou nisso antes?". Você não precisa se preocupar se seu smartphone está ou não na posição correta na hora de fazer o carregamento sem fio. Além disso a Apple mostrou outros acessórios que podem ser "encaixados" utilizando o sistema.

Certamente há áreas em que os smartphones Android se saem melhor. O carregamento da linha MagSafe no iPhone 12 chega a 15W, onde não é incomum ver 30W ou mais de alguns dispositivos Android. Não há menção de carregamento reverso sem fio para recarregar seus outros dispositivos. Mas esses recursos não tratam da facilidade de uso, e a Apple pode ter uma vantagem simplesmente eliminando um dos problemas mais comuns do carregamento sem fio.

Câmeras com recursos voltados para profissionais

Os smartphones Android do segmento de intermediários premium e topos de linha costumam trazer muitos recursos de câmera, mas tendem a ser voltados para usuários comuns. O recurso Single Take da Samsung presentes nos dispositivos da família Galaxy S é útil, esses smartphones também trazem modo profissional para fotografia, mas não possuem muita versatilidade para vídeo. Smartphones como os da linha "G" e "V" da LG, e os Xperia da Sony, trazem recursos profissionais de câmera para vídeo, nativamente claro, existem aplicativos que trazem esses recursos.

A linha do iPhone 12 vai contra essa tendência. Embora o aplicativo de câmera nativo da Apple não forneça amplo controle sobre as fotos, todos os novos smartphones gravam vídeos Dolby Vision HDR (eles são os primeiros smartphones a fazer isso), enquanto o Pro e o Pro Max oferecem suporte para fotos RAW por meio de um novo formato ProRAW e modo noturno para todas as câmeras, inclusive para modo retrato.

Onde o iPhone 12 fica aquém

Sabemos que usuários de Android sempre criam memes ao ver lançamentos de iPhones, aquela máxima de que "o Android tem esse recurso faz 3 anos" entre muitos outros memes, podemos pontuar que a Apple demorou a trazer o 5G para seus smartphones, mas pra nós aqui no Brasil podemos até dizer que chegarão de maneira antecipada, mas por outro lado atrasada quando comparada a outros fabricantes.

Além disso nenhum iPhone 12 chegou com tela que traz taxa de atualiazação de 120 Hz, presente até em smartphones Android intermediários. Você ainda não encontrará expansão microSD, uma porta USB-C ou câmeras com zoom "lunar" e também não encontra nos novos iPhones resulução de tela 2k ou 4k, presentes em alguns smartphones com Android.

Não podemos deixar de citar o software. Por mais progresso que o iOS 14 tenha feito, trazendo widgets para tela inicial, padrões de aplicativos que podem ser alterados. Não há como comparar a flexibilidade que o Android entrega, independente da interface com o usuário.

Enfim, independente dos dispositivos já presentes no mercado e, agora, com a chegada dos novos iPhones 12, o que podemos esperar é uma nova leva de smartphones Android recheados de recursos de câmera, melhoria no design e mais, afinal, sempre que a nova linha de iPhones é anunciada, ela passa a ser a linha a ser vencida.