Os novos números sobre o sistema operacional da Apple, foram revelados hoje em uma atualização da página de suporte aos desenvolvedores da Apple na App Store.

Isso ocorre antes da WWDC 2020, que também mostram que o iOS 13 está instalado em 91% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos.

Com base nos últimos números, apenas 7% dos dispositivos nos últimos quatro anos e 13% de todos os dispositivos compatíveis estão executando a atualização anterior do iOS 12.

iPhones com iOS 13
iPhones com iOS 13
A Apple também disse que 93% dos iPads lançados nos últimos quatro anos estão executando o iPadOS. A porcentagem de todos os iPads já lançados é um pouco menor que os iPhones, com uma taxa de adoção de 73%.
iPads com iPadOS
iPads com iPadOS

Os números da Apple foram obtidos nas visitas da App Store registradas em 17 de junho de 2020.

Como o iOS 12, o iOS 13 teve uma taxa de adoção bastante rápida. Em outubro de 2019, o iOS 13 estava sendo executado em 50% de todos os dispositivos compatíveis e 55% dos dispositivos lançados nos quatro anos anteriores.

A atualização do iOS 13 da Apple foi lançada juntamente com as atualizações do iPhone 11 e iPhone 11 Pro em setembro de 2019. Introduziu novos recursos como o Modo Escuro e o Login com a Apple, além de uma variante renovada específica para o iPad.

A Apple deve lançar sua atualização do sistema operacional iOS 14 na segunda-feira, 22 de junho, durante a palestra da WWDC 2020.

Definitivamente o Google deveria aprender com a Apple, mas quando se tem tantos fabricantes utilizando o Android e personalizando seus dispositivos cada um da sua maneira, fica inviável ter esse grau de fragmentação que a Apple consegue entregar.

Enquanto a Apple segue ano a ano, entregando dispositivos topos de linha para um público que a publicidade chama de "seleto". O Android segue objetivando levar os dispositivos para as grandes massas, sempre falando em inclusão digital, por um lado isso é ótimo, por outro, isso gera a fabricação de uma série de dispositivos de baixo custo com processador que não aguentariam a versão mais atual do Android.

Para se ter ideia, o Google até parou de divulgar a lista de versões do Android instalados nos dispositivos atualmente em uso. A última informação foi publicada aqui mesmo em meados de abril e você pode conferir aqui o fragmentação do Android.