Quase um ano após os dados mais recentes terem sido divulgados, novas informações surgiram trazendo números atualizados das versões do Android presentes nos dispositivos e, como sempre, as notícias não são aquelas que gostaríamos.

Que fique claro, o Google ainda não voltou a publicar os dados de suas versões em seu site, mas os dados foram atualizados no Android Studio. Sete meses após o seu lançamento, o Android 10 está em apenas 8,2% dos dispositivos que usam Android.

O Google não fornecendo novos números sobre a distribuição das versões do Android desde maio de 2019, quando o Oreo se tornou a versão mais utilizada, em 28,3% dos dispositivos e, na época, a versão mais recente, Android Pie, estava instalada em 10,4% dos dispositivos.

Agora, quase um ano depois, estamos mais ou menos com os mesmos números, mas mudamos o Android Pie para Android 10.

Obviamente, o Google mudou a forma como esses dados são mostrados. Eles não são encontrados em seu site, para qualquer pessoa acessar, mas estão "ocultos" no Android Studio e com números de distribuição cumulativos.

É uma métrica útil para programadores, pois eles podem saber em que porcentagem de versões seu aplicativo funcionará. Isso ocorre porque os aplicativos compatíveis com versões anteriores do Android são compatíveis com versões posteriores, mas o contrário não acontece.

Portanto, precisamos abrir a calculadora e fazer um cálculo simples para extrair o percentual real de cada versão do Android, já combinando as versões e subversões do Android (como Android Oreo 8.0 e 8.1).

Para ficar mais simples, hoje este é o resultado.

Versão do Android Percentual
Android Pie 31,30%
Android Oreo 21,30%
Android Nougat 12,90%
Android Marshmallow 11,20%
Android Lollipop 9,20%
Android 10 8,20%
Android KitKat 4%
Android Jelly Bean 1,70%
Android Ice Cream Sandwich 0,20%

Hoje, o Android 10 está em menos dispositivos que o Android 5.0/5.1 Lollipop, uma versão de seis anos atrás. Por outro lado, o Android Pie, cresceu muito na lista de versões distribuídas, estando em quase 1 a cada 3 dispositivos ativos após um ano e meio de seu lançamento.

Considerando que ultimamente muitos dispositivos estão recebendo a atualização esperada para o Android 10, é muito provável que o número aumente consideravelmente nos próximos meses.

O que resta saber é se o Google começará a atualizar esses números com maior frequência ou nos deixará no escuro por mais seis meses.