Venho noticiando que o iOS 13 vem causando sérios problemas aos seus usuários pós atualização e isso parece que além de recorrente, quanto mais se usa o novo sistema da Apple para dispositivos móveis, mais se descobre problemas relacionados a segurança.

Com uma semana de antecedência a Apple soltou nova atualização, o iOS 13.1, mas agora parece que a atualização corrigiu alguns bugs e deixou outros ainda sem resolução.

Em um breve comunicado, a Apple alertou os proprietários de iPhone e iPad sobre um bug relacionado a teclados de terceiros. O problema permite que qualquer teclado de terceiros instalado como Gboard ou Swiftkey conceda a si mesmos permissões de "acesso total" - sem a sua autorização.

Problema não está no teclado nativo do iOS e sim em aplicativos de teclado de terceiros
Problema não está no teclado nativo do iOS e sim em aplicativos de teclado de terceiros

Aplicativos de teclado de terceiros, como qualquer outro aplicativo iOS, vêm com um conjunto de permissões. Você tem a opção de autorizar apenas aqueles com os quais se sinta confortável.

As permissões opcionais, quando concedidas, permitem que esses aplicativos ofereçam recursos adicionais, como sugestões inteligentes, melhorias na verificação ortográfica e muito mais.

Para facilitar essas habilidades, os aplicativos de teclado precisam processar e coletar seus dados pessoais, incluindo suas mensagens SMS em alguns casos e tudo o que você digita.

Até agora, os usuários tinham a opção de usar aplicativos de teclado menos essas ferramentas extras. Mas no iOS 13, eles podem tirar proveito do bug e funcionar no modo de acesso total.

Vale ressaltar que a falha será mal utilizada apenas se o desenvolvedor desejar e que provavelmente não acontecerá enquanto você se apegar a marcas de renome, como Google e Swiftkey, de propriedade da Microsoft.

Isso não significa que você deve se preocupar com o teclado de terceiros que você está empregando no momento - especialmente quando você já concedeu permissões de acesso total.

No entanto, se houver vários aplicativos de teclado no telefone e você operar apenas em um deles, é melhor se livrar do resto até que a Apple resolva o problema.

Você pode desinstalá-los ou desativar o aplicativo nas configurações do teclado. Para fazer isso, vá para Configurações > Geral > Teclado > Teclados > Editar.

"Esse problema não afeta os teclados nativos da Apple. Também não afeta teclados de terceiros que não fazem uso do acesso total. O problema será corrigido em breve na próxima atualização de software.", Escreveu a Apple em um post de suporte.

O problema afeta o iOS 13 e o iPadOS e, não, a atualização para o iOS 13.1 não resolve esse problema específico. Felizmente, o iOS 13.2 entrou na fase beta e deve estar disponível em breve.