A Apple anunciará durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (Worldwide Developer Conference), que irá ocorrer dia 22 de junho, que pretende passar a utilizar chips ARM ao invés de processadores Intel nos Macs. A informação veio através do site Bloomberg, onde é dito que a "maçã" pretende utilizar seus próprios chips personalizados da série A de litografia de 5nm até o ano que vem, 2021.

No intuito de garantir que os desenvolvedores tenham tempo suficiente para realizar alterações em seus aplicativos para funcionarem na nova arquitetura, a Apple pretende anunciar seu plano de transição de processadores. Ao mesmo tempo, a empresa irá fornecer ferramentas de desenvolvimento para todos se preparem devidamente com antecedência. A fabricante responsável pelos chips de 5nm da série A para Macs será a TSMC.

O nome dos chips ARM da Apple é Kalamata

Processador ARM desenvolvido pela Apple. Fonte: cultofmac
Processador ARM desenvolvido pela Apple. Fonte: cultofmac

O nome dos chips ARM que serão utilizados nos Macs é Kalamata e estão sendo desenvolvidos desde o ano de 2018. Segundo as informações, a Apple está trabalhando em pelo menos 3 modelos de processadores ARM para os seus dispositivos. De acordo com o site wccftech:

"O primeiro desses processadores será um chip de 5nm e 12 núcleos, com oito núcleos de alto desempenho chamados Firestorm e quatro núcleos com eficiência energética, chamados Icestorm. A Apple usará uma arquitetura semelhante usada para iPhone e iPad, que também utiliza uma mistura de núcleos de alto desempenho e eficiência energética. Gradualmente, a Apple dobrará ou quadruplicará o número de núcleos em seus processadores da série A, em comparação com as atuais ofertas da Intel em Macs."

Acredita-se que o primeiro Mac a utilizar o novo processador ARM será o Macbook de 12 polegadas. A Apple afirma que com os Kalamata, seus computadores terão um desempenho gráfico e de CPU melhores, além de ganharem suporte a deep learning, devido a utilização do chip Neural Egine, e uma maior eficiência energética.

"Na Apple, os testes de novos Macs com chips baseados em ARM mostraram melhorias consideráveis em relação às versões da Intel, especificamente no desempenho gráfico e nos aplicativos que usam inteligência artificial, disseram as pessoas. Os processadores da Apple também são mais eficientes em termos de energia do que os da Intel, o que pode significar laptops Mac mais finos e leves no futuro."

De acordo com as informações ditas, a Apple pretende iniciar a implementar os processadores ARM em Macbooks. Porém, futuramente a empresa pensa em utilizá-los no iMac Pro também, que atualmente utiliza os processadores Intel Xeon.

Não é a primeira vez que a Apple realiza uma transição de arquitetura

Não é a primeira vez que a Apple realiza uma transição de arquitetura de processadores. Em 1990 a "maçã" migrou da Motorola para os chips PowerPC e posteriormente realizou a migração para a Intel em 2007. Entretanto, dessa vez, a empresa irá substituir por processadores desenvolvidos por seus próprios engenheiros.

O que mais será anunciado além da mudança de processadores?

Além da transição de arquitetura de processadores, a Apple irá anunciar em sua conferência o iOS 14, watchOS 7, tvOS 14 e macOS 10.16.