De acordo com uma nova patente registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, parece que a Apple vem considerando a possibilidade de criar baterias flexíveis que seriam utilizadas em futuros dispositivos dobráveis, como no iPhone e iPad.

No pequeno resumo inserido no documento, a empresa descreve uma bateria de células flexíveis "capaz de dobrar e flexionar para acomodar o movimento dos componentes de um dispositivo eletrônico". Ou seja, um componente que se adapta ao movimento de abre e fecha, por exemplo, sendo desenvolvido especialmente para dispositivos dobráveis.

Sabemos que a maioria das fabricantes Android já estão avançando para a segunda geração dos smartphones dobráveis, como a Samsung e seu Galaxy Fold 2, que vem sendo alvo de diversos vazamentos nas últimas semanas. No entanto, a Apple ainda não apresentou nenhuma solução semelhante, adotando uma postura mais conversadora e mantendo iPhones e iPads rígidos.

iPhone dobrável com design baseado em patente da Apple

Vale lembrar que a gigante de Cupertino já registrou patentes de telas dobráveis, mas até o momento existem poucas informações sobre um aparelho com esse tipo de design chegando ao mercado, talvez porque a companhia tenha encontrado problemas de design interno, por isso o registro de uma patente de bateria flexível.

Infelizmente, não sabemos a real intenção da Apple com essa patente, mas outras fabricantes conseguiram resolver o problema de baterias em smartphones dobráveis de uma maneira relativamente simples: dividindo a célula de energia em duas, uma solução adotada pela Samsung e Motorola no Galaxy Fold e RAZR 2019, respectivamente. Na verdade, até mesmo o iPhone X utiliza esse tipo de design interno para que todos os componentes caibam de maneira correta.

Evidentemente, o registro da patente não garante que a Apple usuará essa tecnologia em algum dispositivo no futuro, apenas que a empresa considera essa possibilidade ao ponto de torná-la oficial em um órgão competente, tudo para que outra fabricante não crie uma solução semelhante ou até mesmo roube sua ideia. De qualquer forma, teremos que aguardar para sabermos mais detalhes sobre os planos da companhia no mercado de smartphones dobráveis.