Apple confirma, WWDC 2020 será apenas on-line e começa dia 22 de junho

Hoje, a Apple anunciou que sua Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) para 2020, começará em 22 de junho e será totalmente on-line.

Apple confirma, WWDC 2020 será apenas on-line e começa dia 22 de junho

Antes tarde do que nunca, já havíamos anunciado aqui mesmo no Oficina da Net que a Conferência da Apple seria totalmente on-line, contudo não havia sido liberada a data para início do mesmo.

O formato somente on-line é uma resposta à pandemia da COVID-19, que levou ao cancelamento ou virtualização de todos os tipos de eventos do setor, incluindo a Mobile World Congress, a Google I/O e também a Game Developers Conference.

Aqui está a declaração da Apple do SVP de marketing Phil Schiller:

"O WWDC20 será o nosso maior até agora, reunindo nossa comunidade global de desenvolvedores de mais de 23 milhões de uma maneira sem precedentes por uma semana em junho para aprender sobre o futuro das plataformas Apple ... mal podemos esperar para nos encontrar on-line em junho com o comunidade global de desenvolvedores e compartilhe com eles todas as novas ferramentas em que trabalhamos para ajudá-los a criar aplicativos e serviços ainda mais incríveis. Esperamos compartilhar mais detalhes sobre o WWDC20 com todos, à medida que nos aproximamos deste evento emocionante."

O acesso à conferência deste ano será gratuito para todos os desenvolvedores da Apple.

Vídeos de todas as sessões, além de toda a documentação relacionada, foram oferecidos no site e aplicativos da Apple para contas de desenvolvedores ativos nos anos anteriores.

Não está claro o que a Apple fará de diferente com nesta conferência, além de transmitir as sessões on-line e disponibilizar seus vídeos.

Mas temos um exemplo de como a Apple cumprirá uma tradição pessoal com algo virtual.

Ultimamente, a Apple tem patrocinado centenas de estudantes para participar da WWDC a cada ano. Mas como não há nenhum evento presencial, a Apple está fazendo algo diferente com os alunos.

Swift Student Challenge

Paralelamente à data da conferência, a empresa anunciou o Swift Student Challenge. O desafio exige que os alunos criem experiências curtas usando o Swift Playgrounds, o aplicativo da Apple para iPad e Mac, para aprender a codificar com sua linguagem de programação Swift.

Começando hoje, os alunos tem até 23h59 PDT do dia 17 de maio para enviar seus projetos. Os vencedores serão selecionados e receberão prêmios.

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, fez a seguinte declaração sobre o Swift Student Challenge:

"Os estudantes são parte integrante da comunidade de desenvolvedores da Apple e, no ano passado, a WWDC assistiu a mais de 350 desenvolvedores de estudantes em 37 países diferentes ... enquanto esperamos ansiosamente pela WWDC20, embora nosso encontro seja virtual este ano, queremos reconhecer e comemore as contribuições criativas de nossos jovens desenvolvedores de todo o mundo. Mal podemos esperar para ver esta nova geração de pensadores inovadores transformar suas idéias em realidade através do Swift Student Challenge."

Normalmente, a WWDC é realizada no San Jose McEnery Convention Center. Cancelamentos de eventos como esse tiveram consequências negativas para as economias locais e, para esse fim, a Apple comprometeu US$1 milhão em empresas de San Jose para compensar a perda de receita local.

A Apple normalmente anuncia suas próximas grandes atualizações para seus sistemas operacionais na WWDC, incluindo macOS, iOS, iPadOS, watchOS e tvOS, em uma apresentação principal transmitida ao vivo para usuários em todo o mundo.

Em seguida, ele mergulha em mais detalhes técnicos sobre muitos dos principais recursos desses anúncios em sessões mais focadas, somente para desenvolvedores. Às vezes, também são feitos anúncios de produtos de hardware na WWDC, mas nem sempre.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

RUMOR: iPhone SE Plus pode ser lançado no segundo semestre de 2020
Apple

RUMOR: iPhone SE Plus pode ser lançado no segundo semestre de 2020

Após muitos meses de rumores e atrasos consecutivos, a Apple finalmente lançou o iPhone SE 2020 na última semana. Agora rumores apontam para a chegada do iPhone SE Plus 2020, que trará mesmas configurações e tela maior.

WWDC 2020: Apple anuncia que evento será apenas online
Apple

WWDC 2020: Apple anuncia que evento será apenas online

E lá se vai outro grande evento anual, dessa vez a Apple apresentará as novidades da WWDC 2020 somente on-line, motivo? O mesmo dos últimos meses, o coronavírus.