A Apple acaba de anunciar um novo produto. Calma, ainda não se trata do iPhone 9, mas sim da nova geração do iPad Pro, que é o tablet mais poderoso da empresa voltado para uso profissional. Esse dispositivo entrega uma série de melhorias com relação as versões anteriores, sendo classificado pela Apple como "mais rápido que a maioria dos laptops".

O novo iPad Pro possui uma tela Liquid Retina de 11" ou 12,9" com taxa de atualização de 120 Hz, 600 nits de brilho e uma tecnologia de baixa reflexividade que permite utilizar o tablet mesmo em ambientes muito iluminados.

iPad Pro

Por dentro, a Apple inseriu o processador A12Z Bionic octa-core, um chipset poderoso para aguentar trabalhos multitarefas e edição de vídeo em 4K sem nenhum problema. Ele também permite que apps de realidade aumentada sejam ainda mais realistas. O armazenamento interno vai de 128GB à 1TB, sendo possível escolher entre o modelo somente com WiFi ou também com redes móveis.

Uma adição importante nessa nova geração é o trackpad, que foi posicionado no teclado "Magic Keyboard", permitindo que os usuários naveguem pela tela do tablet como se ele fosse um monitor. Isso torna o iPad Pro ainda mais competente para ser um substituto ao notebook.

Lembrando que o teclado também recebeu melhorias na ergonomia e design, mas infelizmente só funciona nessa versão. Os proprietários podem realizar comandos de forma alternada com o Multi-Touch e Apple Pencil. Essa novidade, que é exclusiva do iPadOS, também suporta mouses, mas até o momento a Apple não anunciou um novo periférico para ajudar na navegação.

Na parte de trás do iPad Pro, agora temos duas câmeras, sendo o sensor principal de 12MP e secundário grande angular de 10MP. Nessa versão, a Apple também inseriu um scanner "LiDAR" para calcular distâncias usando a luz, tendo alcance de 5 metros e sendo capaz de fazer leituras em nanossegundos.

Quanto a bateria, a companhia afirma que uma única carga pode entregar até 10 horas de uso.

Preço e disponibilidade

O novo iPad Pro já pode ser encontrado em diversos mercados, inclusive no Brasil através do site da Apple, dado que as lojas estão fechadas devido ao coronavírus.

Por aqui, a versão de 11" começa em R$ 8.499, enquanto que o modelo de 12,9" custa a partir de R$ 10.499. Apenas duas cores estão disponíveis: cinza-espacial e prateado.