Com as constantes altas nos preços dos combustíveis, o transporte público é a forma mais econômica de se locomover pela cidade. Mesmo para quem dirige, muitas vezes fazer uso do metrô ou trem, pode ser uma alternativa mais rápida para chegar ao destino. Isso acontece, porque o caminho pelas trilhas evita todo o congestionamento nas ruas e avenidas.

Porém, nem sempre é tranquilo pegar um ônibus, metrô, ou trem, para algum lugar que você nunca foi antes. Ou ainda, para tentar compreender como funciona o sistema de transporte público de uma cidade que você está visitando pela primeira vez. Nessas situações, existem alguns aplicativos gratuitos, que fornecem informações específicas sobre os coletivos, bem como as melhores rotas para você conseguir chegar ao local.

Sendo assim, confira a seguir, dicas de melhores aplicativos para quem usa o transporte público.

Por que usar outros aplicativos se existe o Google Maps?

Embora o Google Maps suporte rotas por transporte público, ter um aplicativo específico sobre o transporte público, só tem a melhorar a sua experiência. Entre as funções adicionais que um app específico tem, são a possibilidade de achar as paradas mais próximas, descobrir o horário de chegada do próximo ônibus, e acompanhar o trajeto em tempo real.

Além disso, como o transporte público é a principal função desses apps, em geral, eles são mais atualizados e se preocupam em ofertar os melhores trajetos e funcionalidades possíveis. Sendo assim, confira abaixo, os principais aplicativos para quem usa o transporte público.

Melhores apps para quem usa o transporte público

Moovit

Moovit
Moovit

O Moovit é o aplicativo mais conhecido do gênero, e possui a grande vantagem de operar em mais de 1.200 cidades. Em suma, o aplicativo permite que você confira os detalhes sobre as rotas, ver as linhas de ônibus, e de metrô. Além disso, você pode acompanhar a previsão dos próximos horários em tempo real, e muito mais. Com esse app, você nunca mais vai ser surpreendido por um ônibus passando "na sua cara" quando você estava a caminho da parada.

Google Maps

Google Maps
Google Maps

O Google Maps oferta as melhores ferramentas de geolocalização para planejar e achar as rotas alternativas. Ao pesquisar no Google Maps, você pode conferir diferentes caminhos para casa sempre levando em conta, o menor trajeto e o percurso mais rápido. Dessa forma, ele pode ser uma alternativa para evitar surpresas durante o serviço reduzido de ônibus.

Ponto Certo

Ponto Certo
Ponto Certo

O app Ponto Certo pode ser muito útil na hora de chegar na catraca e não saber se você tem saldo no bilhete único. O app não apenas permite que você compre créditos pelo celular, como também possibilita que você consulte o seu saldo em tempo real, por meio da tecnologia NFC (sensor magnético) do celular. Depois disso, basta resgatar o saldo em um dos terminais de recarga em ônibus e estações.

Top

Top
Top

Para quem não tem o bilhete único, o app Top pode ser uma solução no transporte público na cidade de São Paulo. Isso acontece, porque o app possibilita que você compre bilhetes em QR Code para passar na catraca do trem, metrô ou ônibus intermunicipal. Dessa forma, se você perder o seu bilhete, ainda é possível chegar em casa.

Citymapper

Citymapper
Citymapper

O Citymapper tem recursos muito semelhantes ao Moovit: planejador de viagens, informações sobre linhas de ônibus, metrô e trem. Além disso, é possível ver as paradas, e estações, e acompanhar informações em tempo real. Infelizmente, alguns recursos estão disponíveis apenas mediante assinatura.