Reduzir a possibilidade de acesso de terceiros aos aplicativos de banco instalados no seu smartphone pode evitar problemas no caso de perda ou roubo do seu aparelho. Diante disso, toda e qualquer forma de proteção não é demais: pelo contrário, é sempre bem vinda.

Sendo assim, além dos métodos mais tradicionais, como proteger o smartphone com senha e adicionar mais etapas de verificação de identidade para acessar a sua conta, outra opção que dá certo, é deixar alguns apps ocultos no seu dispositivo (ainda mais, os de finanças).

Em suma, tanto os aparelhos que rodam Android como iOS, possuem essa função. Com isso, confira a seguir, como aproveitar essa função, e aumentar a segurança das suas contas.

Como esconder aplicativos no sistema Android?

Em suma, um dos diferenciais do Android, são as diferentes interfaces do sistema. Em geral, ele costuma ter alguns recursos extras para os dispositivos. Uma das mais populares é a One UI. A mesma vem embarcada nos aparelhos da sul-coreana, Samsung.

Se você tiver um celular da marca, é possível ocultar os aplicativos até da sua biblioteca de aplicativos. Assim, um aplicativo de banco só pode ser acessado através de uma procura manual no aparelho.

Para bloquear os recursos, veja o passo a passo abaixo:

  1. Abra as configurações do seu celular;
  2. Em seguida, acesse a opção "Tela inicial";
  3. Feito isso, toque em "Ocultar aplicativos";
  4. Na tela seguinte, navegue pela lista de aplicativos, e toque naqueles que você quer esconder;
  5. Ao final, toque em "OK" para confirmar a solicitação.

Enquanto isso, nos aparelhos de outras marcas como a Xiaomi, também é possível fazer o bloqueio.

  1. Abra as configurações do seu celular;
  2. Em seguida, role a página para baixo, e toque em "Apps";
  3. Feito isso, clique em "Bloqueio de Apps", e informe a sua senha de desbloqueio do celular para desbloquear a função;
  4. Depois disso, procure o aplicativo que você deseja bloquear (a chave estará em braco conforme a imagem abaixo), e ative a chave (a mesma vai ficar em azul, conforme a foto abaixo);
  5. Assim, sempre que você tentar acessar o aplicativo bloqueado, será necessário informar a senha de desbloqueio do seu celular. Do contrário, o aplicativo não vai abrir.
l
Como ocultar aplicativos de banco no smartphone Android.

Caso você não tenha um celular de nenhuma das marcas mencionadas, é possível procurar na Play Store, aplicativos que realizam a função. Inclusive, alguns permitem até proteger o acesso a certos apps com senha.

Como ocultar aplicativos no iPhone?

Ao contrário do Android, o iOS não tem um recurso nativo que possibilita esconder os aplicativos. Sendo assim, o que você pode fazer, é apenas remover os mesmos da tela inicial. Isso, deve permitir o acesso por meio da biblioteca de aplicativos - que aparece deslizando a tela inicial para a direita.

  1. Mantenha o dedo pressionado sobre o ícone do aplicativo que você deseja bloquear, até que ele comece a flutuar;
  2. Em seguida, toque no ícone de traço na horizontal que aparece logo acima do ícone do aplicativo;
  3. Feito isso, confirme a sua solicitação tocando na opção "Remover da tela de início".
Como ocultar aplicativos de banco no iOS.
Como ocultar aplicativos de banco no iOS.

Como encontrar os aplicativos ocultos?

Como dito assim, só é possível encontrar os aplicativos escondidos, por meio de uma busca manual. No Android, é necessário acessar a gaveta de aplicativos, e digitar o nome do aplicativo do banco na barra de pesquisa. Na tela de informações do aplicativo, toque em "Abrir" na barra inferior.

Enquanto isso, no iOS, como não há um método nativo para esconder aplicativos, é necessário acessar a biblioteca de aplicativos deslizando o dedo para a direita. Ao final, digite o nome do aplicativo do seu banco, para encontrar o mesmo.

Pronto! Agora você já sabe como ocultar os aplicativos de banco no seu celular, e assim, proteger as suas contas bancárias.

Celular roubado com acesso aos bancos? Veja como evitar