Já faz tempo que ter um celular deixou de ser luxo para se tornar uma necessidade. Com um aparelho desse você pode ouvir suas músicas preferidas, assistir seus filmes e séries, colecionar álbuns de fotos e guardar tudo o que é útil, como os apps de bancos que facilitam a nossa vida. O problema é que essa comodidade tem chamado bastante a atenção dos criminosos que podem roubar seu celular, acessar sua conta bancária e fazer a limpa, te deixando com uma baita dor de cabeça.

A que ponto chegamos, hein Brasil? Se isso já aconteceu com você ou não, confira as dicas que separamos para você proteger agora suas contas digitais no celular!

Medidas preventivas

Antes mesmo de passar pelo trauma de ser assaltado, você pode proteger suas contas no celular realizando pelo menos dois passos simples.

1. Bloqueie o chip com um PIN

O primeiro deles é bloquear o chip com um PIN. Isso é importante porque praticamente todos os bancos usam SMS e ligações como mecanismos de recuperação de senha e, infelizmente os ladrões sabem disso. Quando eles não conseguem acessar a sua conta pelo seu celular, eles podem tirar o seu chip, inserir em outro dispositivo e tentar recuperar o acesso às suas contas bancárias ao acionarem o recurso "Esqueci minha senha". Para impedir isso, você pode adicionar um PIN, que nada mais é que uma senha para usar o chip.

Bloqueio do chip no Android (Crédito: Oficina da Net)
Bloqueio do chip no Android (Crédito: Oficina da Net)

Chips das operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi já possuem um PIN padrão configurado, então você só precisa alterar para manter ele protegido — assim como já ensinamos aqui no Oficina da Net.

2. Remova a biometria do acesso ao banco e cadastre uma senha única

Alguns bancos permitem que você utilize sua biometria para abrir o aplicativo. Embora isso possa parecer bem útil e prático, devido às vulnerabilidades que esse método possui, os criminosos podem encontrar uma forma de cadastrar uma nova biometria no seu celular, e então acessarem as suas contas bancárias sem grandes dificuldades. Então, outra dica é: jamais use seus aplicativos bancários com a biometria ativada.

Em vez disso, você pode usar uma senha númerica — mas lembre-se de usar uma senha diferente da cadastrada para desbloquear seu celular, e diferente também para cada banco (caso você tenha mais de um). Uma boa dica é evitar também que seus apps fiquem logados o tempo todo. Como ninguém sabe a hora que pode ser assaltado, crie o hábito de sempre que você terminar o uso em um aplicativo bancário, deslogue da conta para que, ao abrir novamente, seja solicitada a senha que você configurou.

Fui assaltado! E agora?

As duas primeiras dicas desse vídeo já podem ter te ajudado a diminuir o susto de ter sua conta bancária invadida. Mas se seu celular já foi levado, confira outros passos para proteger suas contas bancárias.

1. Bloqueie o IMEI e formate o aparelho remotamente

Se o seu celular foi roubado, a melhor forma de proteger seus dados é bloquear o IMEI. Ao fazer isso, o aparelho se torna totalmente inútil. Para encontrar esse número do seu celular, abra a tela que permite fazer ligações e insira o código *#06#. Aí é só anotar o IMEI em um lugar seguro.

Depois que inserir o código *#06#, você poderá obter as informações do IMEI do seu celular (Crédito: Oficina da Net)
Depois que inserir o código *#06#, você poderá obter as informações do IMEI do seu celular (Crédito: Oficina da Net)

Mas se seu celular já foi roubado no momento em que você está vendo esse vídeo, não se desespere, há outras formas de encontrar seu IMEI. Se for Android, tente "Localizar o meu dispositivo" no site do Google. Se for iOS, acesse o site da Apple para acessar o serviço "Buscar meu iPhone". Ao clicar no ícone de celular perdido poderá ver o número do IMEI.

Infelizmente, existem quadrilhas que já conseguem burlar esse bloqueio também, por isso, esse método deve ser complementado com outros cuidados, como formatar o aparelho a distância. Se seu celular for um iPhone, basta acessar o iCloud e realizar a formatação. Em celulares Android, esse apagamento remoto pode ser feito por meio de um antivírus.

Então assim que você for roubado, corre para frente de um PC, acesse o site do Google e logue com o mesmo email e senha que está logado celular furtado. O bloqueio do Google funciona muito bem e não permite o ladrão acessar mais nada do seu telefone. O máximo que ele pode fazer é dar um hard reset no seu celular, mas se ele fizer isso, nunca mais conseguirá acessar os seus dados.

2. Bloqueie seus cartões bancários e de crédito

Outro passo importante é bloquear seus cartões bancários ou de crédito ligando para a administradora deles. Isso vai impedir, por exemplo, que o ladrão consiga realizar compras em seu nome. Mas vale lembrar que, infelizmente, se você comunicar o banco depois do ladrão já ter feito a limpa na sua conta, o banco dificilmente vai reverter a situação desconsiderando o prejuízo. Por isso, corra!

Assim que bloquear o aparelho no Google, ligue na central de atendimento do seu cartão para bloquear o uso. Se você está longe do PC, mas já consegue ligar na central, então faça isso primeiro. Se tudo der certo, o prejuízo vai se limitar apenas a perda do celular.

3. Bloqueie o chip com a sua operadora

Mesmo que você já tenha bloqueado o seu chip com um PIN, a melhor forma de acabar com a vida útil dele é ligar na sua operadora e pedir o bloqueio definitivo. Geralmente, isso deve ser feito imediatamente ou o quanto antes, de preferência logo em seguida que seu celular for roubado. O bloqueio com PIN que te ensinamos no ínicio do vídeo já vai atrasar a vida do ladrão, te dando um tempo precioso para ligar na operadora e bloquear o chip definitivamente.

Como utilidade pública, veja abaixo os telefones de cada uma das principais operadoras:

  • Claro: 1052
  • TIM: 1056
  • Oi: 1057
  • Vivo: 1058

🚨 Ah, e não esqueça de fazer um boletim de ocorrência! Dificilmente você vai conseguir ver novamente o seu celular, mas comunicar a polícia da sua região vai ajudá-la a monitorar o número de assaltos e controlar essas ações criminosas.