Se até então, o Pix era um dos, senão o principal, meio de pagamento no Brasil, a tendência é que o sistema se popularize ainda mais. É dito isso, pois a partir de agora, os bancos e as fintechs passaram a ofertar oportunidades de parcelamento do Pix, como um modelo de crédito.

A criação da ferramenta, muito elogiada pelos especialistas, deve facilitar o parcelamento, bem como diminuir a dependência do cartão de crédito. Por outro lado, é importante tomar cuidado, para evitar o endividamento.

Sendo assim, abaixo, confira todos os detalhes sobre o que é o Pix parcelado, e como funciona o novo recurso.

O que é o Pix Parcelado?

Em suma, a modalidade possibilita que os clientes de bancos e fintechs possam conseguir crédito para as transferências e pagamento pelo Pix. E o melhor: é possível fazer o parcelamento do valor de 12 a 24 vezes com juros.

As primeiras iniciativas foram criadas pela fintech Mercado Pago, braço do Mercado Livre, que opera no setor de pagamentos; e pelo Banco Santander.

Além da praticidade, por ter um formato totalmente digital, outro fator atrativo está nas taxas de juros mais competitivas que as que os cartões de crédito aplicam - a partir de 2,09% ao mês, pelo Santander, e de 2,5%, no Mercado Pago.

De acordo com o coordenador do MBA em Finanças do IbmecRJ, Gustavo Moreira, uma nova tendência pode ocorrer, na medida em que as pessoas devem migrar o parcelamento do cartão de crédito, para o Pix.

Entretanto, é importante cuidar para os perigos do endividamento, bem como da inadimplência. Moreira explica que "O ideal é sempre pagar à vista porque não tem juros. Se não for possível, ver qual é o modelo de crédito que tem o menor juros embutido".

Apesar das simplicidades, ele afirma que o parcelamento de Pix ainda pode gerar dívidas para a pessoa. Sendo assim, Moreira recomenda que o cliente considere os mesmos critérios já pensados para cartões de crédito: escolher o menor número possível de parcelas que melhor se encaixem no seu orçamento.

Além disso, o Banco Central disse a modalidade Pix Garantido, que possibilita o parcelamento, ainda não foi lançada. Apesar disso, não há nada que impeça "que os bancos ofertem aos clientes".

Onde eu consigo fazer um Pix Parcelado?

Em suma, tanto o Mercado Pago quanto o Santander, disponibilizam esse serviço. Sendo assim, confira abaixo, todos os detalhes.

MERCADO PAGO

Mercado Pago
Mercado Pago

Em suma, embora a modalidade de Pix parcelado seja nova, a mesma já têm um grupo fiel de usuários, como é o caso do Mercado Crédito. O mesmo comanda as operações dentro do Mercado Pago.

Desde que a novidade começou a operar, em fevereiro de 2022, a média de parcelas ficou entre 2 e 4 vezes. Ou seja, é um número baixo, tendo em vista que a empresa permite parcelar em até 12 vezes, com tíquete médio ainda baixo.

De acordo com o diretor do Mercado Crédito no Brasil, de Denis Labre, a médio prazo, com a consolidação da plataforma dentro do público do Mercado Pago, ele estima que o tíquete médio cresça. Labre explica que:

"Temos uma curva de adoção crescente, e o tíquete deve subir com o tempo. Hoje, muito se usa o Pix como substituto de boletos e transferências por TED e DOC, mas deve crescer também como forma de pagamento. Acreditamos que pode chegar a entrar no lugar do cartão de débito, e o parcelamento contribui para a popularização".

Além disso, o diretor explica que em torno de 20% das transações realizadas pelo Mercado Pago são via Pix. E com o início do parcelamento, deve haver um potencial de aumentar a participação da ferramenta digital.

Ele disse ainda, que a nova possibilidade garante um maior controle financeiro aos clientes. Ou seja, pelo aplicativo, é possível acompanhar as prestações. Ademais, Labre disse que é um meio mais fácil de conseguir crédito, em comparação com o cartão.

Os clientes podem parcelar o Pix em até 12 vezes, com taxas de juros a partir de 2,5% ao mês. O serviço está disponível para qualquer pessoa que já tenha tido uma linha de empréstimo pessoal aprovada no Mercado Pago.

É possível parcelar o Pix a partir de R$ 15. Já o valor máximo varia de acordo com o perfil de cada cliente. Ou seja, com o limite de empréstimo pessoal aprovado. Além disso, a modalidade vale para as transferências realizadas a partir do QR Code para qualquer instituição financeira.

Perto das datas de pagamento, o aplicativo da empresa manda uma série de alertas para lembrar o cliente do pagamento da parcela. Em suma, é possível pagar a parcela através do boleto, dinheiro em conta, ou por transferência via Pix. Não há a chance de colocar o pagamento da parcela em débito automático.

Por fim, para contratar o parcelamento do Pix, é necessário usar o aplicativo do Mercado Pago. Ao pagar uma conta, é necessário escolher a modalidade de contratação de crédito usada para o pagamento, onde você pode optar pelo Pix Parcelado.

SANTANDER

Santander
Santander

Os clientes com conta no banco pode escolher o parcelamento do Pix a partir de R$ 100. Enquanto isso, o valor máximo é definido pelas condições pré-aprovadas para cada cliente, com base nas informações financeiras. Vale destacar também, que todo o processo é realizado através do aplicativo do Santander.

O valor do Pix é possível parcelar em até 24 vezes com juros a partir de 2,09% ao mês. Além disso, o cliente só começa a pagar as parcelas 59 dias depois da data de contratação do serviço. O valor é debitado de forma automática da conta corrente do usuário. Tanto pessoas físicas quando pessoas jurídicas, podem acessar o serviço.

Para escolher a modalidade de pagamento, o usuário precisa acessar o aplicativo do banco e escolher o pagamento ou transferência que quer fazer. O sistema de inteligência digital, então, mapeará as chances e vai apresentar a melhor ao cliente, na tela.

Por fim, é possível, por meio do aplicativo, mudar o prazo de pagamento das parcelas e ativar seguro (em caso de não conseguir arcar com as prestações do Pix). Ainda pelo app, você pode acessar os comprovantes do Pix e do crédito parcelado.