Desde novembro de 2020, o Pix existe para facilitar a vida dos brasileiros. Por meio dele, é possível fazer transferências instantâneas e gratuitas. Entretanto, embora seja um sistema de fácil uso, ainda assim ele deixa dúvidas, como por exemplo, o que acontece quando você faz um pix para a pessoa errada.

Em suma, essa pergunta é muito importante, tendo em vista que o Banco Central, criador do meio de pagamento, afirma que no Pix, não há um sistema de retorno ou cancelamento de envio. Apesar disso, você pode pedir o retorno do valor, através de algumas comunicações.

Abaixo, confira todos os detalhes sobre o que é o Pix, e como proceder nestes casos de enviar dinheiro para uma pessoa errada.

O que é Pix?

Para compreender como solucionar o problema de fazer um Pix errado, é necessário entender como funciona o meio de pagamento. Em suma, ele é o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central do Brasil, lançado em novembro de 2020.

A sua criação e implementação não foi uma iniciativa isolada. E sim, faz parte de um grande projeto para modernizar o sistema financeiro, o Open Banking. Sendo assim, o Pix permite que os usuários cadastrem chaves pessoais junto às mais diversas instituições financeiras.

É através dessas chaves, que os envolvidos nas transações são identificados. Há quatro formatos de chaves Pix: CPF (ou CNPJ, para pessoas jurídicas), e-mail, celular e chave aleatória.

Assim, para fazer um pagamento, é necessário informar a chave da pessoa que receberá e o valor que você precisa enviar. Em suma, isso evita a necessidade de passar tantos dados, como acontece nas transações TED, além de tornar a operação mais rápida. Em menos de 10 segundos a transferência é efetivada e o dinheiro chega ao destinatário.

Fiz um Pix para pessoa errada, o que fazer?

Como dito acima, uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagamento. Sendo assim, se você fez um Pix errado, e sabe quem recebeu o valor, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com a pessoa.

Em seguida, peça que ela use a funcionalidade de "devolver valor" para solucionar o problema. Inclusive, algumas instituições disponibilizam essa função no próprio extrato do recebimento.

Por outro lado, se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, é possível tentar identificá-la por meio da chave, caso seja CPF, e-mail, ou número de telefone. É possível usar essa informação para entrar em contato e pedir a devolução.

Porém, no caso de uma chave aleatória, é impossível descobrir para onde foi o seu dinheiro. Inclusive, essa opção de chave existe justamente para garantir ainda mais privacidade ao usuário.

Nesse caso, a sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada. Em seguida, é necessário informar que você fez um Pix errado, e pedir para que o banco faça o contato com o destinatário.

E aqui, é importante ressaltar que a instituição não pode disponibilizar para você, as informações de seus clientes. Sendo assim, mesmo que você explique que fez o Pix errado, te dar essas informações é uma violação do direito de privacidade do indivíduo.

Sendo assim, há a chance de não conseguir mais recuperar o valor da transação. Por isso, sempre que você realizar um Pix, tome cuidado para não digitar a chave errada. Ou seja, sempre confirme com o beneficiário, que você inseriu as informações corretamente, antes de finalizar a transação.