Nem sempre estamos com dados de internet móvel sobrando para "queimar" sem se preocupar em ficar sem. Caso você seja usuário de alguma geração do iPhone, saiba que o iOS permite atualmente que você impeça aplicativos específicos de gastar os dados de seu plano de dados móveis. Confira!

Para aqueles casos em que há um aplicativo que naturalmente consome muito ao ser usado ou em segundo plano, é interessante limitar seu consumo de dados de internet móvel caso você não tenha uma franquia de dados muito generosa. Veja abaixo o passo a passo para fazer isso.

Quando devo desativar o consumo de dados móveis de um aplicativo no iPhone?

Caso o aplicativo não possua um "modo de economia de dados" para limitar o consumo de dados, é interessante utilizar o recurso que bloqueia a utilização da internet móvel para determinados apps. Por conta disso, sempre é interessante conferir se os aplicativos que você utiliza tem esta funcionalidade ou permitem que você limite a qualidade de transmissão, por exemplo, de músicas ou vídeos.

Se não houver opção alguma para evitar o consumo excessivo de dados no app que você notou que transfere uma grande quantidade de informações através da internet, utilize o tutorial abaixo. Para conferir o quanto que cada app consome, basta seguir o passo a passo abaixo também.

iPhone: Como bloquear o consumo de dados móveis de apps específicos no iOS

Para conseguir evitar o consumo de dados de seu plano de internet móvel no iPhone, confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento no iOS.

Passo 01: Na tela inicial do iPhone, abra o aplicativo Configurações (aquele que possui um ícone com símbolo de engrenagem).

Passo 01 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.
Passo 01 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.

Passo 02: No app Configurações, selecione a opção "Celular".

Passo 02 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.
Passo 02 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.

Passo 03: Na seção de configurações do celular, role para baixo até localizar a lista de aplicativos que você possui no celular. Note que a classificação está ordenada de acordo com o uso de dados, sendo o primeiro app o maior responsável pelo consumo de dados de sua internet.

Passo 03 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.
Passo 03 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.

Passo 04: Veja que abaixo de cada um dos apps há o consumo de dados de internet em gigabytes (GB). Veja qual você utiliza menos enquanto está com a internet móvel ativada e selecione a chave para o modo desligado (a cor passa de verde para cinza) que está logo à frente do nome.

Passo 04 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.
Passo 04 - Como impedir uso de dados moveis de um app específico no iPhone.

Pronto, agora os aplicativos que estiverem com a chave desligada só irão funcionar quando o iPhone estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Refaça o processo acima caso deseje desfazer o procedimento ou tirar mais algum aplicativo da lista de apps permitidos para o consumo dos dados móveis.

O que achou desde tutorial para limitar o consumo de dados móveis de sua internet no iPhone? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!