Você pode agora limitar o número de podcasts armazenados no seu iPhone ou iPad. Isso é possível graças a atualização do iOS 15.5 e do iPadOS 15.5, que permitem que o usuário configure um limite automático para determinado número de episódios de um programa de podcast.

A prática de download de podcasts no iPhone no iPad é interessante, pois permite que você ouça os episódios e um programa durante viagens ou em um trajeto onde não há um bom nível de sinal para se obter a internet móvel. Entretanto, à medida que você se inscreve nos programas de podcasts, a tendência é que seu iPhone encha rapidamente se você não tiver tempo para escutar todos os episódios que são lançados. É para isso que foi criada a função de limitar o número de podcasts armazenados.

Limitar o número de podcasts no iPhone e iPad: Por que e como funciona o recurso

Como está cada vez mais difícil gerenciar os arquivos armazenados no iPhone, principalmente com fotos, vídeos e músicas de serviços de streaming fazendo com que o espaço disponível fique cada vez menor ao longo do tempo, a Apple decidiu implementar uma ferramenta que poderá ajudar os fãs de podcasts. A partir do iOS 15.5, a empresa disponibilizou a opção de limitar o número de downloads automáticos no aplicativo oficial de Podcasts com base em critérios definidos pelo usuário.

Com o novo recurso, agora é possível baixar e manter somente o episódio mais recente de cada um dos programas que você se inscreveu. Ao mesmo tempo, também se pode optar por deixar os 2, 3, 5 ou 10 últimos episódios de um programa. Há também a opção de manter os downloads de lançamentos do dia ou de determinado número de dias, podendo entender por no máximo 30 dias.

Como limitar o número de podcasts no iPhone e iPad

Antes de prosseguirmos com o passo a passo de como limitar o número de podcasts no iPhone e iPad, verifique se eles estão rodando a versão 15.5 do sistema operacional. Para isso, vá em Configurações -> Geral -> Atualização de software. Feito isso, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Vá em configurações no iPhone ou iPad

Passo 02: Role para baixo até localizar "Podcasts".

Passo 03: Selecione a opção "Downloads Automáticos".

Passo 04: Escolha a opção mais adequada para o seu uso.

Capturas de tela com os passos 02, 03 e 04 (esquerda para direita). Fonte: Vitor Valeri
Capturas de tela com os passos 02, 03 e 04 (esquerda para direita). Fonte: Vitor Valeri

Note que os episódios que estiverem fora do limite escolhido, serão removidos automaticamente do iPhone ou iPad. Entretanto, essa regra não se aplica aos episódios que você salvou ou baixou manualmente. Além disso, independente da opção escolhida, as configurações personalizadas dos programas de podcast não serão afetadas.

Sobre o Apple Podcasts

Lançado originalmente em 2012, o Apple Podcasts já possui mais de 2 milhões de programas, segundo uma publicação feita pela empresa em abril de 2021. O aplicativo começou a ser pré-instalado no iOS desde 2014 e já está presente nos sistemas operacionais iPadOS, macOS, watchOS, tvOS, CarPlay e Windows.

O que achou desta nova funcionalidade trazida para o aplicativo Apple Podcasts? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!