No mês passado a Apple chegou a revelar seus planos para assinaturas pagas de podcasts em uma versão redesenhada do Apple Podcasts. Agora a empresa está apresentando um novo programa que promete auxiliar os criadores de podcasts a aumentar sua base de assinantes: o marketing de afiliados. Está havendo uma expansão do "Apple Services Performance Partner Program" para incluir os podcasts pagos.

O "Apple Services Performance Partner Program for Apple Podcasts" estará disponível para qualquer pessoa, porém ele provavelmente farpa mais sentido para editores e criadores de conteúdo que já possuem um público fiel e vários canais de marketing onde há o compartilhamento de links de afiliados. Quando um ouvinte clica em um dos links e assinam um podcast premium, o parceiro irá receber uma comissão única de 50% do preço da assinatura do podcast depois que o assinante tiver pagado seu primeiro mês para o serviço.

Como irá funcionar?

Caso um podcast pago cobra US$5 por mês do assinante, a comissão será de US$2,5 para o canal afiliado. Cada novo assinante que se inscrever através do canal afiliado, será creditado 50% do valor da assinatura e não há limite para a quantidade de pessoas que fizerem isso.

É interessante salientar que os criadores de podcasts podem utilizar os links de afiliados para promover seus próprios programas pagos. Desta forma, é possível gerar uma receita a mais.

Há um processo de aprovação para participar do programa

É certo que o programa de links afiliados será aberto para todos, mas há um processo de aprovação para participar. O objetivo disso é fazer com que não haja spammers no programa e fazer com que apenas aqueles que tenham mais de um canal de marketing para distribuir os links. No formulário de inscrição há critérios como "quantos canais estão disponíveis e como o parceiro pretende usá-los para promover os links de afiliados".

Lançamento e disponibilidade

O novo programa de afiliados está disponível a partir de hoje em 170 países e regiões, porém os podcasts pagos serão lançados somente no final de maio.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!