O Google anunciou que irá aprimorar nos próximos meses recursos relacionados a fones de ouvido e Bluetooth em celulares Android. A empresa diz que será realizada uma atualização da tecnologia Fast Pair para oferecer recursos que os usuários dos AirPods e iPhones já possuem há um bom tempo.

Um dos recursos que o Google planeja lançar no Android é o do áudio com rastreamento do movimento da cabeça, onde o som muda conforme o usuário se mexe. No Android já temos suporte ao "áudio espacial" em alguns serviços de streaming de música. Entretanto, não foi fornecido mais nenhum detalhe a respeito como, por exemplo, compatibilidade com fones de ouvido e versões do Android compatíveis.

Sincronização automática e áudio espacial

Os recursos de sincronização automática e o áudio especial são apenas alguns dos recursos que deverão chegar nos próximos meses para os usuários do Android. A função "Fast Pair" é a tecnologia para sincronizar dispositivos Bluetooth do Google para oferecer uma melhor integração, exibindo somente uma janela pop-up ao invés de exigir que o usuário entre nas configurações do celular.

É interessante notar que o Google também irá implementar o Fast Pairing no Google TV e em "outros dispositivos com sistema operacional Android TV", incluindo os Chromebooks. O Google já fez uma parceria com a Acer e com a HP para oferecer a tecnologia Fast Pair para PCs com Windows, além do suporte ao recurso Nearby Share e à sincronização de mensagens de texto.

Outros recursos anunciados pelo Google na CES 2022

A marca "Better Together" do Google irá se expandir e trazer a sincronização de mensagens de texto para qualquer app com Chromebooks através da UI Fast Pair, utilizada para configuração de dispositivos domésticos inteligentes. Isso irá permitir usar o Chromecast em caixas de som e soundbars Bose ou até mesmo desbloquear celulares Android com smartwatches que possuírem o Wear OS 3.