Uma rede de notícias local dos Estados Unidos acabou relatando a queixa de uma família que alega que um de seus aparelhos equipados com a assistente Alexa da Amazon teria gravado uma conversa privada sem o consentimento dos envolvidos e em seguida, a enviou a determinado contato. A família reside na cidade de Portland, nos EUA.

De acordo com a família, eles possuem diversos produtos da Amazon em casa, os quais encontram-se espalhados pela residência, com o objetivo de controlar o sistema de segurança, as luzes dos ambientes da casa, assim como o termostato.

Contudo, um fato estranho acabou ocorrendo, segundo relatos da família, quando um dos contatos de uma pessoa da família, colega de trabalho, acabou ligando e afirmando que recebeu um áudio com uma conversa da família em que falavam sobre pavimentos para o piso.

A pessoa desta família envolvida é a Danielle, a qual acabou por não divulgar seu sobrenome, ao dar seu depoimento a imprensa local da região em que reside, teria dito que desde então, todos os dispositivos da Amazon na residência encontram-se desligados. Ela ressaltou "Eu me senti invadida. Nunca mais vou ligar aquele aparelho de novo porque não posso confiar nele". Além disso, ela informou que ao conversar com um engenheiro da Amazon sobre o fato, ele teria pedido desculpas e confirmado a existência do problema.

Assistente Alexa envia áudio som consentimento do usuário
Assistente Alexa envia áudio sem consentimento do usuário

Entretanto, posteriormente a Amazon se manifestou, um porta-voz da companhia teria informado ao site SlashGear que "A Amazon leva a privacidade muito a sério. Nós investigamos o que aconteceu e determinamos que foi uma ocorrência extremamente rara. Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro".

Acredita-se que a Alexa possa ter confundido algum comentário no decorrer da conversa, entendendo como solicitação de ligação a determinado contato. Porém, também existe a possibilidade de ter ocorrido alguma falha no software da companhia. Como podemos ver no pronunciamento da Amazon, a companhia confirma a existência do problema, mas não dá mais detalhes sobre sua origem.